Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The response to gender violence among Brazilian health care professionals / Respostas à violência de gênero entre profissionais de saúde

Vieira, Elisabeth Meloni; Ford, Nicholas John; De Ferrante, Fernanda Garbelini; Almeida, Ana Maria de; Daltoso, Daniela; Santos, Manoel Antônio dos.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 18(3): 681-690, Mar. 2013.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-669694

Objetivos:

Identificar a experiência, as atitudes e os sentimentos dos profissionais de saúde (PS) quando abordam as necessidades de mulheres que sofrem violência do parceiro íntimo (VPI).

Método:

Foram realizadas entrevistas em profundidade com 14 médicos e 11 enfermeiras em Ribeirão Preto.

Resultados:

Há uma aparente invisibilidade e a conveniência de um acordo tácito de silêncio por parte da mulher e do PS; exploramos as razões dadas por eles para esta inabilidade em atender VPI. Também abordamos o contexto dos serviços de saúde, a diversidade de respostas dos profissionais e a emergência uma postura mais proativa e positiva. Discussão A análise qualitativa realça os resultados de um inquérito prévio. Uma resposta positiva mostra que talvez haja algumas mudanças de perspectiva de um modelo medicalizado de cuidado à saúde para um modelo mais abrangente ou integral que define saúde como social.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva