Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intake of antioxidants in patients with rheumatoid arthritis / Consumo de antioxidantes em portadores de artrite reumatoide

Silva, Bruna Nolasco Siqueira; Araújo, Ísis Lucília Santos Borges de; Queiroz, Pedrita Mirella Albuquerque; Duarte, Angela Luzia Branco Pinto; Burgos, Maria Goretti Pessoa de Araújo.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 60(6): 555-559, Nov-Dec/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-736316

Objectivo:

investigar o consumo alimentar de antioxidantes em pacientes portadores de artrite reumatoide.

Métodos:

estudo transversal do tipo série de casos com 53 mulheres acompanhadas no Ambulatório de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), de janeiro a outubro de 2012. Por meio de formulário, foram coletados parâmetros sociodemográficos e antropométricos (peso, estatura, índice de massa corpórea [IMC], alteração ponderal). A avaliação do consumo alimentar foi realizada por questionário de frequência alimentar semiquantitativo, analisado por tabela de composição de alimentos. A construção do banco de dados e a análise estatística foram realizadas por Excel e SPSS versão 18.0, com aplicação de testes Qui-quadrado, Anova e t-Student, com nível de confiança de 5%.

Resultados:

demonstrou-se que os pacientes apresentaram baixo consumo de vitaminas A, C e zinco. Portanto, ressalta-se a importância de maior consumo de alimentos fontes em antioxidantes, a fim de contribuir para a prevenção da lesão articular e a perda da função reumática, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Conclusão:

demonstrou-se que os pacientes apresentaram baixo consumo de vitaminas A, C e zinco. Portanto, ressalta-se a importância de maior consumo de alimentos fontes em antioxidantes, a fim de contribuir para a prevenção da lesão articular e a perda da função reumática, melhorando a qualidade de vida do paciente. .
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva