Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados ao uso de práticas integrativas e complementares por hipertensos e diabéticos / Factors associated with the use of Complementary and Integrative Practices by hypertensive and diabetic patients

Oliveira, Fernanda Rocha Anjos de; Pinto, Graziele Ferreira; Nicacio, Raquel Aparecida Rodrigues; Mattos, Magda de; Santos, Débora Aparecida da Silva; Olinda, Ricardo Alves de; Goular, Letícia Silveira.
Mundo saúde (Impr.) ; 45(s/n): [463-470], fev., 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | MS | ID: mis-41876
As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são utilizadas por hipertensos e diabéticos e contribuem com a qualidade de vida dessa população. A divulgação de conhecimentos sobre PICs poderá contribuir para ampliação da oferta desses serviços e de um cuidado integral à saúde. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência e os fatores associados ao uso de PICs por hipertensos e ou diabéticos. Trata-se de uma pesquisa transversal. Participaram deste estudo 124 indivíduos que autodeclararam hipertensão e ou diabetes, moradores do Município de Rondonópolis, MT. Os dados foram coletados nos domicílios dos pesquisados e utilizou-se modelos de regressão logística para análise dos dados. A prevalência do uso de PICs foi de 22,22%, sendo as plantas medicinais a prática mais utilizada (71,43%). A maioria (66,44%) dos entrevistados utilizou PICs por indicação de familiares. O uso de PICs foi associado à escolaridade (RP = 0,35; IC95% 0,14 – 0,89) e ansiedade (RP 4,4; IC95% 1,34 -14,43). Os hipertensos e diabéticos com maior escolaridade apresentam menores chances para uso de PICs e aqueles com ansiedade mostram-se mais propensos à essas práticas. Os dados apontam para uma reduzida prevalência de uso de PICs e para a necessidade de ampliação de oferta de práticas integrativas para a população.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1
Selo DaSilva