Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prebiotic effects of inulin extracted from burdock (Arctium lappa) in broilers / Efeito prebiótico da inulina extraída da bardana (Arctium lappa) em frangos de corte

Itaya, Nair Massumi; Oliveira, Maria Gabriela Xavier de; Oliveira, Mirela Caroline Vilela de; Porreta, Camila; Menão, Márcia Cristina; Borges, Ricardo Moraes; Silva, José Roberto Machado Cunha da; Borges, João Carlos Shimada; Knõbl, Terezinha.
Arq. Inst. Biol. ; 84: 1-8, 2017. ilus, tab, graf
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-18126
Este projeto teve por objetivo avaliar o efeito prebiótico da bardana (Arctium lappa) em aves comerciais. Foram realizados quatro experimentos para avaliar os parâmetros zootécnicos e o grau de proteção após o desafio com Salmonella Kedougou e Salmonella Enteritidis, com e sem a adição de probióticos à base de Bifidobacterium. Em dois experimentos, as aves receberam a farinha de bardana 1% na ração, durante 42 dias. Nos outros dois, as aves receberam o frutano extraído da bardana (inulina), por gavagem, na concentração de 100 mg/ave, nos três primeiros dias de vida. Os resultados demonstraram que os frangos tratados com farinha de bardana apresentaram desempenho zootécnico inferior ao controle, com menor ganho de peso a partir da segunda semana e piores resultados na fase de engorda. As aves tratadas apresentaram diarreia e comprometimento da integridade intestinal. Em contrapartida, os grupos tratados com a farinha tiveram menor taxa de colonização intestinal por Salmonella Kedougou, após o desafio. Não foram detectadas diferenças estatisticamente significativas nos parâmetros zootécnicos dos frangos que receberam a inulina, e a análise morfométrica não evidenciou lesões nas vilosidades intestinais. No entanto, não houve proteção no desafio por Salmonella Enteritidis, independentemente da associação com probiótico. Esses resultados demonstraram que o modo de administração tem influência sobre o efeito prebiótico da bardana. A farinha de bardana foi administrada por 42 dias, o que pode ter causado a lesão da mucosa intestinal. Em contrapartida, a inulina foi administrada apenas nos primeiros três primeiros dias, o que pode ter sido insuficiente para proteção contra Salmonella. Novos experimentos são necessários para determinar uma formulação capaz de promover efeito protetor, sem impacto negativo no crescimento, ganho de peso e conversão alimentar dos animais suplementados.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Selo DaSilva