Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Homeopatia

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ultradilutions of Natrum muriaticum in the agronomic performance of cherry tomatoes submitted to saline stress / Ultradiluições de Natrum muriaticum no desempenho agronômico do tomateiro-cereja sob estresse salino

Dandaro, Priscila Aparecida Faitanini; Bonfim, Filipe Pereira Giardini; Yoshikawa, Aline Mako; Alves, Lucas Ferenzini; Matsinhe, Marisa Aida Diogo.
R. Ci. agrovet. ; 18(4): 412-420, 2019. tab
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-24128
Considerada insumo agrícola pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, a homeopatia vem sendo utilizada de forma crescente na agricultura, especialmente em plantas. É uma importante tecnologia a ser adotada para reversão de quadros de estresse salino, pois os procedimentos atuais são pouco conhecidos, possuem custos elevados e os recursos não são renováveis. O presente estudo objetivou avaliar o efeito do preparado homeopático Natrum muriaticum (Nat-m) no desempenho agronômico e parâmetros fisiológicos do tomateiro-cereja submetido à estresse salino. O delineamento estatístico utilizado foi inteiramente casualizado, com oito tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos consistiram na aplicação de Nat-m 3cH, 5cH, 7cH, 9cH, 11cH, 13cH e duas testemunhas etanol 70% e água destilada. Foram conduzidos em casa de vegetação e a aplicação dos tratamentos realizada semanalmente. Resultados satisfatórios foram obtidos com as aplicações de Nat-m 11cH e 13cH, com incremento significativo nas características altura, diâmetro de colo, número de folhas, número de flores por cacho, número de frutos, massa fresca de frutos, bem como na produtividade do tomateiro. Médias inferiores do teor de prolina foram obtidas com a aplicação destes preparados homeopáticos, tal resposta pode estar associada ao ajuste osmótico promovido pelo uso das ultradiluições. Natrum muriaticum atuou positivamente no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas de tomate-cereja submetidas ao estresse salino.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1
Selo DaSilva