Aplicação do retalho labial superior para a correção cirúrgica da hipertrofia de pequenos lábios / The use of the superior labial flap in the surgical correction of hypertrophy of labia minora
Rev. bras. ginecol. obstet
; Rev. bras. ginecol. obstet;26(9): 735-739, out. 2004. ilus
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-392819
Biblioteca responsable:
BR1.1
RESUMO
Descrever técnica cirúrgica para tratamento da hipertrofia de pequenos lábios com a utilização do retalho labial superior. MÉTODOS:
no período de maio de 1998 a julho de 2002, 10 pacientes com hipertrofia de pequenos lábios foram submetidas à redução do excesso pela ressecção do segmento inferior com incisão em "L". A incisão transversal vai da borda externa do lábio em direção à carúncula himenal e a incisão longitudinal parte dali até próximo à fúrcula. A borda do retalho superior é rebaixada para se fechar o defeito causado pela ressecção inferior.RESULTADOS:
com período médio de 45 dias após a cirurgia as pacientes estavam satisfeitas com o aspecto estético e funcional. Não houve mudança na sensibilidade local. Apenas 2 casos apresentaram complicações um caso de equimose perineal e outro com deiscência unilateral parcial precoce do retalho. Não foram observados casos de infecção, necrose e deiscência tardia.CONCLUSAO:
a utilização do retalho superior para correção de hipertrofia de pequenos lábios produz bom resultado estético e funcional, com poucas complicações e de fácil resolução
Texto completo:
1
Banco de datos:
LILACS
Asunto principal:
Vulva
Límite:
Female
/
Humans
Idioma:
Pt
Año:
2004
Tipo del documento:
Article