Your browser doesn't support javascript.
loading
[Acceptability and adoption of clinical practice guidelines and treatment protocols on preeclampsia/eclampsia in the Dominican RepublicAceitabilidade e adoção de diretrizes de prática clínica e protocolos de atenção para pré-eclâmpsia e eclâmpsia na República Dominicana]. / Aceptabilidad y adopción de guías de práctica clínica y protocolos de atención sobre preeclampsia-eclampsia en la República Dominicana.
De La Rosa, Andelys; Mordan, José; Barinas, Indiana; Toribio, Mayra; Mancebo, Diana; Rodríguez, Alexandra; Pacheco-Herrero, Mar.
Afiliación
  • De La Rosa A; Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social República Dominicana Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social, República Dominicana.
  • Mordan J; Consultores independientes Consultores independientes.
  • Barinas I; Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social República Dominicana Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social, República Dominicana.
  • Toribio M; Consultores independientes Consultores independientes.
  • Mancebo D; Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social República Dominicana Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social, República Dominicana.
  • Rodríguez A; Organización Panamericana de la Salud República Dominicana Organización Panamericana de la Salud, República Dominicana.
  • Pacheco-Herrero M; Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra Santiago de los Caballeros República Dominicana Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra, Santiago de los Caballeros, República Dominicana.
Rev Panam Salud Publica ; 44: e163, 2020.
Article en Es | MEDLINE | ID: mdl-33337447
RESUMO
OBJETIVO: Estimar a aceitabilidade e a adoção de diretrizes de prática clínica (DPCs) e protocolos de atenção para mulheres com pré-eclâmpsia e eclâmpsia por profissionais da saúde e identificar os fatores facilitadores e barreiras à sua implementação. MÉTODOS: Desenvolvemos um estudo qualitativo baseado em entrevistas semiestruturadas e grupos focais em cinco maternidades. As entrevistas foram coletadas para análise, sendo caracterizadas as barreiras e fatores facilitadores. RESULTADOS: O estudo contou com a participação de 70 profissionais da saúde (52 mulheres e 18 homens) que trabalham em diferentes níveis do sistema de saúde. Em sua maioria, os profissionais e administradores estão cientes da existência de DPCs para pré-eclâmpsia e eclâmpsia e conhecem seu conteúdo, especialmente os que têm mais tempo de experiência. Em relação aos fatores facilitadores, os profissionais médicos e de enfermagem consideraram positivo o processo de elaboração e implementação de DPCs de alta qualidade. Houve consenso sobre a existência de limitações, especialmente no que diz respeito à falta de medicamentos, insumos e equipamentos necessários para cumprir e implementar as recomendações. DISCUSSÃO: Os resultados do estudo deixam clara a necessidade de reforçar as estratégias que ajudam a estabelecer vínculos entre a pesquisa e as políticas públicas. A pesquisa futura deve priorizar a atenção aos usuários e o apoio aos decisores e responsáveis pela elaboração de políticas no sistema de saúde. Os atores do sistema de saúde dominicano reconhecem a metodologia GRADE como um instrumento apropriado para a formulação e implementação de DPCs. As barreiras à implementação exigem abordagens sistêmicas e abrangentes.
Palabras clave

Texto completo: 1 Banco de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Guideline / Prognostic_studies / Qualitative_research País/Región como asunto: Caribe ingles / Dominica / Republica dominicana Idioma: Es Año: 2020 Tipo del documento: Article

Texto completo: 1 Banco de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Guideline / Prognostic_studies / Qualitative_research País/Región como asunto: Caribe ingles / Dominica / Republica dominicana Idioma: Es Año: 2020 Tipo del documento: Article