Your browser doesn't support javascript.
loading
[Control of arterial hypertension: a pending issueControle da hipertensão arterial: um assunto inacabado]. / El control de la hipertensión arterial, una asignatura pendiente.
Sosa Liprandi, Álvaro; Baranchuk, Adrián; López-Santi, Ricardo; Wyss, Fernando; Piskorz, Daniel; Puente, Adriana; Ponte-Negretti, Carlos I; Muñera-Echeverri, Ana; Piñeiro, Daniel José.
Afiliação
  • Sosa Liprandi Á; Sanatorio Güemes Buenos Aires Argentina Sanatorio Güemes, Buenos Aires, Argentina.
  • Baranchuk A; Queen's University Kingston Canadá Queen's University, Kingston, Canadá.
  • López-Santi R; Hospital Italiano de La Plata Buenos Aires Argentina Hospital Italiano de La Plata, Buenos Aires, Argentina.
  • Wyss F; Servicios y Tecnología Cardiovascular Cardiosolutions Ciudad de Guatemala Guatemala Servicios y Tecnología Cardiovascular, Cardiosolutions, Ciudad de Guatemala, Guatemala.
  • Piskorz D; Sanatorio Británico Rosario Santa Fe Argentina Sanatorio Británico, Rosario, Santa Fe, Argentina.
  • Puente A; Centro Medico Nacional 20 de noviembre ISSSTE Ciudad de México México Centro Medico Nacional 20 de noviembre, ISSSTE, Ciudad de México, México.
  • Ponte-Negretti CI; Instituto Médico La Floresta Caracas Venezuela Instituto Médico La Floresta, Caracas, Venezuela.
  • Muñera-Echeverri A; Hospital General de Medellín Medellín Colombia Hospital General de Medellín, Medellín, Colombia.
  • Piñeiro DJ; Universidad de Buenos Aires Buenos Aires Argentina Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.
Rev Panam Salud Publica ; 46: e147, 2022.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-36133428
RESUMO
O diagnóstico, tratamento e controle adequados da hipertensão arterial sistêmica (HAS) continua sendo uma questão pendente em nossa tentativa de reduzir a incidência de mortalidade cardiovascular prematura e a incapacidade. Essa é a realidade no nível mundial e, particularmente, na região das Américas.Apesar de algoritmos de diagnóstico adequados e esquemas de tratamento eficientes, a lacuna entre o conhecimento médico e a realidade nos mostra como é difícil que nossas recomendações sejam adotadas por nossos pacientes. A adesão representa um grande desafio, e uma compreensão adequada de suas dimensões é essencial ao se projetar estratégias para melhorar o controle da HAS.Claramente, a disponibilidade e a divulgação de informações adequadas é parte da solução, mas não menos importantes são as ações para garantir sua implementação. Portanto, acolhemos de bom grado as diretrizes de prática clínica que visam abordar esta questão. A recente publicação das diretrizes da Organização Mundial da Saúde sobre hipertensão arterial é um claro exemplo de tais iniciativas.Os programas de implementação são indiscutivelmente um dos maiores desafios da medicina contemporânea. O desenvolvimento de intervenções multimodais na atenção primária com o objetivo de melhorar sua resolutividade e promover o desenvolvimento de redes integradas de serviços de saúde parece ser a forma mais apropriada para atingir níveis adequados de controle da HAS.Estamos convencidos do importante papel que nossas sociedades científicas desempenham nestas iniciativas ao prestar apoio, suporte e articulação aos diferentes atores envolvidos.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline / Risk_factors_studies Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Argentina

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline / Risk_factors_studies Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Argentina