Quantificação da massa infartada do ventrículo esquerdo pela ressonância magnética cardíaca: comparação entre a planimetria e o método de escore visual semi-quantitativo / Quantification of left ventricular infarcted mass on cardiac magnetic resonance imaging: comparison between planimetry and the semiquantitative visual scoring method
Arq. bras. cardiol
; Arq. bras. cardiol;83(2): 111-124, ago. 2004. ilus, tab, graf
Article
en En, Pt
| LILACS
| ID: lil-364393
Biblioteca responsable:
BR1.1
RESUMO
OBJETIVO:
Validar um novo método de escore visual semi-quantitativo contra a planimetria digital quantitativa para a determinação da massa infartada do ventrículo esquerdo pela ressonância magnética cardíaca com técnica de realce tardio.MÉTODO:
Estudados 77 pacientes com infarto miocárdico prévio em aparelho de ressonância magnética de 1,5T utilizando técnica de realce tardio para avaliação da viabilidade miocárdica e cálculo da massa infartada. Para avaliação da função ventricular esquerda pelo método de Simpson utilizamos técnica de cine-ressonância. O cálculo da massa infartada foi realizado nas imagens de realce tardio de duas formas planimetria e método de escore. Utilizamos métodos de regressão linear simples, correlação e concordância entre métodos e observadores segundo a análise de Bland-Altman.RESULTADOS:
Em todos os 77 pacientes as áreas de infarto foram detectadas pela ressonância magnética cardíaca utilizando a técnica de realce tardio. O tamanho do infarto medido pela planimetria foi semelhante ao obtido pelo método de escore, com a média das diferenças entres as medidas de apenas 1,03 por cento da massa do ventrículo esquerdo. As variabilidades inter (0,41 por cento) e intra-observador (0,34 por cento) evidenciaram excelente reprodutibilidade do método de escore. A massa infartada apresentou boa correlação com a fração de ejeção e volumes distólico e sistólico finais indexados, r=-0,76, r=0,63 e r=0,67, respectivamente.CONCLUSAO:
A avaliação de pacientes com infarto agudo do miocárdio prévio pela ressonância magnética cardíaca, utilizando a técnica de realce tardio, permite a determinação reprodutível do tamanho do infarto, tanto pelo método de planimetria, quanto pelo modelo semi-quantitativo de escore.
Texto completo:
1
Base de datos:
LILACS
Asunto principal:
Imagen por Resonancia Magnética
/
Ventrículos Cardíacos
/
Infarto del Miocardio
Tipo de estudio:
Prognostic_studies
Idioma:
En
/
Pt
Revista:
Arq. bras. cardiol
Asunto de la revista:
CARDIOLOGIA
Año:
2004
Tipo del documento:
Article