Your browser doesn't support javascript.
loading
BODY IMAGE IN CHILDHOOD: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW. / IMAGEM CORPORAL NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA.
Neves, Clara Mockdece; Cipriani, Flávia Marcelle; Meireles, Juliana Fernandes Filgueiras; Morgado, Fabiane Frota da Rocha; Ferreira, Maria Elisa Caputo.
Afiliación
  • Neves CM; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.
  • Cipriani FM; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.
  • Meireles JFF; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.
  • Morgado FFDR; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Ferreira MEC; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.
Rev Paul Pediatr ; 35(3): 331-339, 2017.
Article en Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-28977287
RESUMO
OBJETIVO: Analisar a literatura científica referente à avaliação da imagem corporal em crianças por meio de uma revisão integrativa da literatura. FONTES DE DADOS: Foi realizado um cruzamento das palavras-chave "body image" AND "child" nas bases de dados Scopus, Medline e Biblioteca Virtual de Saúde. A pesquisa eletrônica foi feita com base nos estudos publicados de janeiro de 2013 até janeiro de 2016, com o intuito de verificar os mais atuais sobre o tema. Os critérios de exclusão foram: estudos em duplicata; cujos resumos não estivessem disponíveis; não empíricos; que não avaliassem algum componente da imagem corporal; cuja amostra não considerasse a idade alvo da presente pesquisa (crianças de 0 a 12 anos); que considerassem populações clínicas; e estudos não disponíveis na íntegra. SÍNTESE DOS DADOS: Foram identificadas 7.681 referências e, após critérios de exclusão, 33 estudos foram analisados. Os resultados apontaram que as dimensões perceptiva e atitudinal, com foco na insatisfação corporal, têm sido exploradas, sendo avaliadas principalmente por escalas de silhuetas. Programas de intervenção foram desenvolvidos internacionalmente para prevenir o desenvolvimento de imagem corporal negativa em crianças. CONCLUSÕES: As pesquisas incluídas na presente revisão avaliaram aspectos específicos da imagem corporal de crianças, especialmente a percepção corporal e a insatisfação corporal. Recomenda-se o desenvolvimento de instrumentos específicos para crianças que busquem avaliar diferentes dimensões da imagem corporal, tendo em vista a promoção do bem-estar psicossocial dos indivíduos ao longo de todo o desenvolvimento humano.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Imagen Corporal Tipo de estudio: Prognostic_studies / Systematic_reviews Idioma: En / Pt Revista: Rev Paul Pediatr Año: 2017 Tipo del documento: Article

Texto completo: 1 Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Imagen Corporal Tipo de estudio: Prognostic_studies / Systematic_reviews Idioma: En / Pt Revista: Rev Paul Pediatr Año: 2017 Tipo del documento: Article