Your browser doesn't support javascript.
loading
Prey defence phenotype mediates multiple-predator effects in tri-trophic food webs.
Guariento, Rafael Dettogni; Dalponti, Guilherme; Carneiro, Luciana Silva; Caliman, Adriano.
Afiliación
  • Guariento RD; Laboratório de Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brazil.
  • Dalponti G; Laboratório de Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brazil.
  • Carneiro LS; Departamento de Ecologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brazil.
  • Caliman A; Departamento de Ecologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brazil.
J Anim Ecol ; 91(10): 2023-2036, 2022 10.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-35839141
RESUMO
A ênfase nos mecanismos que governam a interação entre predadores (por exemplo, cooperação, competição ou predação intra-guilda) tem impulsionado a compreensão dos efeitos de múltiplos predadores na sobrevivência e dinâmica de presas. No entanto, fortes evidências mostram que as presas podem responder de forma adaptativa aos predadores, exibindo vários fenótipos de defesa para lidar com a predação. No entanto, ainda há uma teoria relativamente escassa conectando a manifestação de defesas em presas em cenários com múltiplos predadores e suas consequências ecológicas. Usando uma abordagem matemática, avaliamos a prevalência de fenótipos de defesa de presas em função da mortalidade induzida por predadores em um sistema de dois predadores, e como a dinâmica de presas e dos fenótipos afeta a cascata trófica. Também avaliamos tais respostas quando a presa manifesta uma defesa geral contra ambos os predadores (ou seja, redução de risco) ou uma defesa especializada contra um predador em detrimento da defesa contra o outro predador (ou seja, trade-off de risco), e quando tais fenótipos induzem custos ao fitness e ao forrageamento. Nós mostramos que a manifestação de fenótipos de defesa sob múltiplos predadores depende das taxas de mortalidade induzidas pelo predador, da magnitude dos custos do fenótipo e do efeito do fenótipo no desempenho dos predadores. Os fenótipos de redução de risco aumentam as respostas priorizadas aos predadores com altas taxas de predação, mas as respostas priorizadas são reduzidas quando as presas manifestam fenótipos de trade-off de risco. Finalmente, mostramos que a abundância de recursos ao longo do gradiente de predação depende diretamente da prevalência de determinados fenótipos e seus efeitos no forrageamento da presa. Em última análise, nossos resultados retratam as implicações das defesas contra predadores na abundância de presas e recursos basais em um ambiente com múltiplos predadores, destacando o papel da identidade de estratégias de defesa na mediação da força e natureza das cascatas tróficas, via efeitos de consumo ou comportamentais.
Asunto(s)
Palabras clave

Texto completo: 1 Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Conducta Predatoria / Cadena Alimentaria Tipo de estudio: Risk_factors_studies Idioma: En Revista: J Anim Ecol Año: 2022 Tipo del documento: Article

Texto completo: 1 Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Conducta Predatoria / Cadena Alimentaria Tipo de estudio: Risk_factors_studies Idioma: En Revista: J Anim Ecol Año: 2022 Tipo del documento: Article