Your browser doesn't support javascript.
loading
Burden of Disease and Cost of Illness of Inflammatory Bowel Diseases in Portugal.
Magro, Fernando; Portela, Francisco; Lago, Paula; Chagas, Cristina; Moreira, Francisco; Pereira, Fábio; Rodrigues, Bernardo; Pedrosa, Hugo; Correia, Luis.
Afiliación
  • Magro F; Gastroenterology Department, Centro Hospitalar São João, Porto, Portugal.
  • Portela F; IBD Portuguese Group (GEDII), Porto, Portugal.
  • Lago P; Department of Pharmacology and Therapeutics, Faculty of Medicine, University of Porto, Porto, Portugal.
  • Chagas C; MedInUP - Centre for Drug Discovery and Innovative Medicines, University of Porto, Porto, Portugal.
  • Moreira F; IBD Portuguese Group (GEDII), Porto, Portugal.
  • Pereira F; Gastroenterology Department, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal.
  • Rodrigues B; IBD Portuguese Group (GEDII), Porto, Portugal.
  • Pedrosa H; Gastroenterology Department, Centro Hospitalar e Universitário do Porto, Hospital de Santo António, Porto, Portugal.
  • Correia L; IBD Portuguese Group (GEDII), Porto, Portugal.
GE Port J Gastroenterol ; 30(4): 283-292, 2023 Aug.
Article en En | MEDLINE | ID: mdl-37767302
RESUMO
Contexto: A crescente incidência e prevalência das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) representam um pesado fardo para a saúde e economia na sociedade. Objetivos: Este estudo avalia o custo e a carga da DII em Portugal, com o objetivo de suportar a definição de políticas de saúde, alocação de recursos e cuidados com o doente. Métodos: A carga da doença foi calculada utilizando anos de vida ajustados à incapacidade (DALY). Os custos foram estimados tendo em conta a perspetiva da sociedade, utilizando um modelo baseado na prevalência e preços estabelecidos por lei. Foi realizado um painel de peritos, composto por 5 gastroenterologistas portugueses, assim como um estudo de mercado a doentes, de forma a suportar a análise de custos e colmatar lacunas de informação. Resultados: Em Portugal, com uma prevalência de 24,069 doentes e uma incidência de 15/100,000, o peso das DII foi estimado em 6.067 DALYs: 507 dos quais resultantes de mortes prematuras e 5.560 de incapacidade. O custo total foi estimado em 146 milhões de euros por ano, com os custos diretos a representarem 59% do total. O custo médio anual por doente de DII é de 6.075 EUR, onde 60% está relacionado com Doença de Crohn (DC) e 40% com Colite Ulcerosa. Conclusão: Este estudo estima os encargos anuais para a saúde e o custo da DII em Portugal, gerando informação relevante, com o intuito de alertar para a necessidade de uma evolução nas políticas de saúde, assim como como suportar melhores decisões clínicas e económicas nesta patologia.
Palabras clave

Texto completo: 1 Base de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Health_economic_evaluation / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: GE Port J Gastroenterol Año: 2023 Tipo del documento: Article

Texto completo: 1 Base de datos: MEDLINE Tipo de estudio: Health_economic_evaluation / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: GE Port J Gastroenterol Año: 2023 Tipo del documento: Article