Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Vivências do estágio no programa telessaúde Bahia: ênfase na qualificação das práticas dos profissionais da atenção básica / Study living in the telehealth Bahia program: emphasis on the qualification of the practices of the basic attention professionals

Nascimento, Ramon dos Santos; Alves, Nívea Vilela; Borges, Eduardo Francisco de Deus; Souza, André Sampaio.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 42(1): 14-18, jan.-abr. 2021.
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1148160

Objetivo:

Este trabalho tem como propósito relatar, a partir de um olhar acadêmico, as experiências vivenciadas no programa "Partiu Estágio" do governo da Bahia, direcionado à gestão da atenção básica e produção técnico-científica com o Telessaúde Redes Brasil.

Metodologia:

A vivência ocorreu no período de novembro de 2017 a julho de 2018, no município de Salvador, Bahia, e teve a participação de 07 estudantes de diferentes cursos de graduação. Ocorreram visitas, estudos de imersão teórica, rodas de conversas e dinâmicas, visando o entendimento da realidade do Sistema Único de Saúde e do programa Telessaúde.

Resultados:

O programa "Partiu Estágio" promoveu a aproximação entre universitários e Atenção Básica, enquanto o Telessaúde viabilizou a integração dos sistemas de informação em saúde. No período de experiência identificouse pontos positivos como a possibilidade de acompanhamento das ações de saúde do SUS e o funcionamento do Telessaúde, entretanto, existem fragilidades, especialmente, no que concerne à estrutura do Telessaúde e verbas para ampliação do programa.

Conclusão:

A relevância dos programas abordados é imprescindível, pois impacta na operacionalização da Atenção Básica. Ressalta-se a relevância de aproximar estudantes de cursos de graduação, voltados para saúde, a experimentarem os espaços de aprendizagem no SUS e na Atenção Primária(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1
Ubicación: BR186.1