Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Nível de conhecimento dos odontopediatras e endodontistas de Ilhéus-BA quanto ao procedimento de revascularização pulpar / Level of knowledge of pediatric dentists and endodontists of Ilheus-BA regarding the pulp revascularization procedure

Antonucci, Brenda dos Santos; Braitt, Antônio Henrique; Albuquerque, Millca Souza de Andrade; Freire, Danielle Cardoso Albuquerque Maia; Abreu, Cristina de Carvalho Guedes.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 42(2): 3-8, maio-ago. 2021. graf
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1252889
Dentes necrosados com rizogêneze incompleta representam um desafio para os endodontistas e odontopediatras, visto que as paredes radiculares desses dentes são mais finas, o que as tornam mais susceptíveis a fraturas. Durante muitos anos a técnica preconizada foi a apicificação que ainda é bastante utilizada. Nesta técnica são realizadas trocas constantes de medicação intracanal. O dente continua fragilizado e existe o risco do paciente não concluir o tratamento já que tal técnica demanda várias sessões clínicas. Com os avanços da ciência, surge a revascularização pulpar, trazendo vários beneficíos, entre os quais estão a continuidade apical e o ganho de espessura das paredes, além do benefício de conclusão do tratamento em uma ou duas sessões. Entretanto é necessária sua proservação que leva em média dois anos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o nível de conhecimento dos odontopediatras e endodontistas do município de Ilhéus-Bahia, frente a casos de necrose pulpar de dentes com formação radicular incompleta. O método e forma de análise de dados foram de um estudo observacional, transversal, realizado em consultórios do município de Ilhéus-BA que foram selecionados por amostragem aleatória. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 10 questões de múltipla escolha sobre revascularização pulpar, especialização do profissional e tempo de formação. 20 profissionais aceitaram participar da pesquisa. Desses, 10% não sabiam ou nunca tinham ouvido falar sobre a revascularização pulpar. Conclui-se que ainda existem especialistas no Município de Ilhéus-BA que apresentam conhecimento insuficiente sobre a terapia endodôntica regenerativa, sendo que os mesmos deveriam ter conhecimento desta técnica já que são os profissionais que prestam o atendimento ao paciente jovem com dentes necrosados, reforçando a necessidade de elaboração de estratégia de conscientização e educação de saúde para habilitação e atualização dos mesmos(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1
Ubicación: BR186.1