Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Atraso de escolaridade e dificuldade de socialização de pacientes com fissura labiopalatina não sindrômica / Scholar delay and socialization dificulty of patients with non syndromic cleft lip and palate

Ramos, Any Caroline Rodrigues; Rodrigues, Isadora Lopes; Chagas, Maria Luiza Borges; Tamburini, Adriana Boeri Freire; Silva, Roberta Bessa Veloso; Pereira, Maristela Soares Swerts; Marques, Nádia Carolina Teixeira; Andrade, Rodrigo Soares de.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 42(2): 30-34, maio-ago. 2021. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1252909
Dentre as principais consequências da fissura labial e/ou palatina não sindrômica (FL/ PNS) estão dificuldades com fonação e autoestima, a primeira uma questão funcional e a segunda um problema social derivado não raro de contextos de bullying que, dentre outros, podem levar o indivíduo à evasão escolar. O objetivo deste estudo foi avaliar o atraso de escolaridade e a dificuldade de socialização de pacientes com FL/PNS quando comparados a uma população não afetada da mesma faixa etária de 7 a 20 anos, atendidos na Universidade José do Rosário Vellano ­UNIFENAS, campus de Alfenas. Os sujeitos foram agrupados em duas categorias de indivíduos, o grupo caso composto por indivíduos com FL/PNS em tratamento no Centro Pró-Sorriso da UNIFENAS; e o grupo controle composto por indivíduos sem FL/PNS em tratamento nas clínicas de Odontopediatria e Integrada da UNIFENAS. Os resultados demonstraram que a proporção de pacientes com FL/PNS atrasados na escola foi de quase 5 vezes maior que o número de pacientes sem fissuras (p<0,01). Constatou-se que a presença da FL/PNS pode ser o ponto de partida para outros contribuintes, com interferências psicológicas e/ou sociais, interferindo negativamente no processo de socialização (bullying) do paciente (p=0,0018). Portanto devem ser tratadas com abordagem multidisciplinar, incluindo diversos profissionais, dentre eles pedagogos, psicólogos e odontólogos(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1
Ubicación: BR186.1