Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Ocorrência de candidíase oral em pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço submetidos aos tratamentos antineoplásicos / Occurrence of Oral Candidiasis in Patients with Head and Neck Cancer submitted to antineoplastic treatments

Rocha, Flávia Godinho Costa Wanderley; Dantas, Juliana Borges de Lima; Martins, Gabriela Botelho; Lima, Hayana Ramos; Carrera, Manoela; Medrado, Alena Ribeiro Alves Peixoto.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 16(3): 318-322, dez 19, 2017. fig, tab, ilus
Artículo en Portugués, Francés | LILACS | ID: biblio-1293100

Objetivo:

avaliar a frequência de candidíase oral em pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço submetidos à radio e (ou) quimioterapia em um serviço de referência vinculado ao Sistema Único de Saúde do município de Salvador (BA).

Metodologia:

trata-se de um estudo seccional, realizado em uma amostra de conveniência e não probabilística de pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço submetidos à radio e (ou) quimioterapia. Foram coletados dados relativos às pessoas com candidíase oral, tais como sexo, idade e o tipo de tratamento a que foram submetidas (quimioterapia, radioterapia ou ambos), bem como a localização e o diagnóstico clínico do tipo de candidíase.

Resultados:

do total de 36 pacientes que se enquadraram nos critérios de inclusão, 16 apresentaram candidíase (44,4%). Onze indivíduos (68,75%) eram do sexo masculino e 07 (43,75%) possuíam faixa etária situada entre a quinta e a sexta décadas de vida. O tipo de candidíase prevalente foi a pseudomembranosa (87,5%), e o local mais acometido foi o palato duro (50%). Dos 16 pacientes com candidíase oral, 14 (87,5%) realizaram a radioterapia associada à quimioterapia, enquanto que 02 (12,5%) realizaram apenas a radioterapia.

Conclusão:

a candidíase oral é uma condição clínica muito comum nos pacientes portadores de neoplasias submetidos aos tratamentos antineoplásicos. A presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar que acompanha os pacientes oncológicos é relevante, pois poderá auxiliar na prevenção e no tratamento da candidíase e de outras condições clínicas.

Asunto(s)

Candidiasis Bucal
Biblioteca responsable: BR342.1