Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Reabilitação oral com próteses parciais removíveis após restabelecimento de dimensão vertical de oclusão e tratamento multidisciplinar: relato de caso / Oral rehabilitation with removable partial dentures after restoration of the vertical dimension of occlusion and multidisciplinary treatment: case report

Garcia, Amanda Aparecida Maia Neves; Fioravanti, Karolyn Sales; Rangel, Bianca Tavares; Sugio, Carolina Yoshi Campos; Porto, Vinicius Carvalho; Soares, Simone; Neppelenbroek, Karin Hermana.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 44(2): 24-29, maio-ago. 2023. ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1428024
As próteses parciais removíveis (PPRs) são uma alternativa de tratamento viável na prática clínica para reabilitar arcos parcialmente desdentados. Entretanto, o planejamento dessas próteses e preparo bucal prévio são frequentemente negligenciados. O presente artigo tem como objetivo relatar o caso clínico de uma reabilitação oral com PPRs superior e inferior após abordagem multidisciplinar, de modo a enfatizar as fases de um planejamento criterioso e de preparo prévio dos dentes pilares, visando o sucesso e a longevidade da reabilitação. Paciente do sexo masculino de 57 anos de idade compareceu à clínica da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, queixando-se da estética de seu sorriso e de algumas ausências dentárias. O indivíduo utilizava uma PPR provisória inferior insatisfatória e apresentava perda de dimensão vertical de oclusão (DVO). Após o exame clínico, radiográfico e estudo do caso em articulador semi-ajustável, realizou-se o planejamento com abordagens restauradoras, endodônticas, periodontais e protéticas. Após tratamento periodontal, foi realizada endodontia dos elementos 12, 15 e 47, confecção de núcleos e coroas nos dentes 12 e 15, restauração a nível gengival para apoio residual no dente 47, restaurações nos dentes 11, 13, 22, 24 e 44 e, por fim, a confecção das PPRs superior e inferior. A abordagem multidisciplinar utilizada neste caso clínico viabilizou o restabelecimento da DVO e possibilitou o sucesso da reabilitação protética(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1
Ubicación: BR186.1