Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Tratamento de odontoma composto e cisto dentígero: relato de caso / Treatment of compound odontoma and dentigeral cyst: case report

Leal, Matheus Gonçalves Ferreira; Santana, Alessandra Monteiro; Uchoa, Ayala de Oliveira; Brito, Thainá Araújo Pacheco; Lucindo Sobrinho, Antônio.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 44(2): 30-37, maio-ago. 2023. ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1428047

Introdução:

o odontoma é considerado como um frequente tumor odontogênico benigno, podendo ser classificado em tipo composto ou tipo complexo. O cisto dentígero é o mais comum entre os cistos odontogênicos de desenvolvimento, onde envolve a coroa da unidade dentária no nível da junção amelocementária. Há poucos estudos na literatura do encontro das duas lesões, acometendo o mesmo local na cavidade oral. O diagnóstico pode ser constituído por exame clínico e de imagem.

Objetivo:

apresentar um caso clínico de odontoma composto e cisto dentígero em região de parassínfise mandibular esquerda abordando as caraterísticas clínicas destas duas lesões e as adequadas formas de tratamento. Relato de caso paciente do sexo masculino, 16 anos de idade, compareceu ao ambulatório do Centro Odontológico da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Salvador, Bahia), portando encaminhamento de ortodontista, solicitando exodontia da unidade dentária 33 inclusa associada a um odontoma. Ao realizar exames físicos e imaginológicos detectou-se a hipótese diagnóstica de odontoma composto associado a unidade dentária, envolto em folículo pericoronário ou cisto dentígero. Foi realizada biópsia excisional das duas lesões e exodontia da unidade. A análise histopatológica confirmou o diagnóstico para odontoma composto associado a cisto dentígero na unidade 33. Ao acompanhamento de 03 meses, paciente apresentou neoformação óssea da região de parassínfise mandibular, mediante a análise de novos exames imaginológicos. Discussão há poucos estudos na literatura da associação entre as duas lesões, porém relatos afirmam que o odontoma pode ser encontrado associado aos cistos odontogênicos. Por conta da falta de maiores estudos dessa associação, há escassez de recomendações terapêuticas de acordo com faixa etária e extensão do acometimento das lesões. Considerações finais lesões comumente assintomáticas, tem o diagnóstico constituído por exame clínico e avaliação de exames de imagem(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1
Ubicación: BR186.1