Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontología

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Benefícios do planejamento digital para cirurgias periodontais estéticas: relato de caso / Benefits of digital planning for esthetic periodontal surgeries: case report

Barbosa, Eduarda Paulina; Reis, Sabrina Alcântara; Oliveira, Adriely Ribeiro de; Santos, Danielle Raissa Cândida; Meireles, Richard Abras; Freitas, Iuri Dornelas Prates; Sá, Tassiana Cançado Melo; Amormino, Simone Angélica de Faria.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 44(2): 60-66, maio-ago. 2023. ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1428073
Sorriso gengival é comumente conhecido pela exposição excessiva das gengivas ao sorrir, acarretando assim na diminuição das coroas dos elementos. No que tange a etiologia dessa condição, ela se apresenta de maneiras diversas e sua identificação é fundamental para o desenvolvimento de um plano de tratamento eficaz. O planejamento clínico pode ser feito usando uma abordagem dinâmica e digital do sorriso, como softwares, exames de imagem, modelos virtuais 3D e guias cirúrgicos, melhorando a qualidade e precisão do tratamento, oferecendo diversos benefícios aos pacientes. Sendo assim esse estudo teve como objetivo demonstrar a importância dos processos digitais no planejamento e correção do sorriso gengival. Paciente queixou-se da desproporção do sorriso, caracterizado por coroas curtas nas regiões de pré-molares e incisivos ligadamente com a exposição excessiva da gengiva ao sorrir. Após estudos clínicos e de imagem, a etiologia foi diagnosticada como erupção passiva alterada, tipo I (fenótipo espesso). O tratamento de escolha foi o remodelamento gengival associado à osteotomia e osteoplastia obtendo assim uma maior precisão no tratamento, sendo confeccionado um guia cirúrgico duplo. Sendo assim, é possível contemplar que o planejamento digital permite uma maior previsibilidade da execução, compatibilidade em relação a expectativa do paciente e profissional, além da total individualização do caso, tornando os resultados mais favoráveis e exatos e minimizando as chances de iatrogenias(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1
Ubicación: BR186.1