Your browser doesn't support javascript.
> > ()
XML

:



| |

Exodontia de primeiro molar superior permanente em criança: relato de caso / Clínico maxillary first permanent molar extraction in a child: case report

Freitas, Marco Túlio Delaim de; Tiveron, Adelisa Rodolfo Ferreira; Pastori, Claudio Maldonado; Ferreira, Jean Paulo Rodolfo.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 44(2): 13-17, maio-ago. 2023. ilus
Article Pt | LILACS, BBO | ID: biblio-1427972
Entre as perdas precoces de um elemento dental ocorre em grande frequência a do primeiro molar permanente, que normalmente tem o seu irrompimento por volta dos 6 anos de idade, e são propensos a serem acometidos por lesões cariosas que se não cuidadas precocemente pode-se levar a perda do elemento dental. Há também outros agentes que ocasionam a perda do elemento como o trauma de baixa intensidade, tais como, os cálculos dentários, os hábitos bucais deletérios e principalmente a falta de motivação de higiene oral. Diante disto, este trabalho visa a apresentação de um caso clínico de um paciente de 9 anos de idade, sem alterações sistêmicas, com grande destruição coronária no dente 26. Os exames de imagens foram colaboradores para diagnóstico e definição da extração. Foi realizada a exodontia em campo aberto. O paciente foi instruído quanto à higiene bucal e futuramente encaminhado para um tratamento ortodôntico. Conclui-se que o Cirurgião Dentista tem papel fundamental no diagnóstico e tratamento dessas alterações dentais, enfatizando a importância do tratamento restaurador de lesões cariosas precocemente, remoção de qualquer agente irritante de baixa intensidade e na motivação da higiene bucal(AU)
: BR186.1