Your browser doesn't support javascript.
> > ()
XML

:



| |

Avaliação da satisfação de reabilitações com implantes zigomáticos / Satisfaction of rehabilitation with zygomatic implants

Brackmann, Mariana Schaffer; Vieira, Rodrigo; Ribeiro Júnior, Paulo Domingos; Sartori, Ivete Aparecida de Mattias; Padovan, Luis Eduardo Marques.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 46(6): 357-361, Nov.-Dec. 2017. tab
Article Pt | LILACS, BBO | ID: biblio-902682

Introdução:

A reabilitação oral de pacientes com atrofia óssea maxilar representa um grande desafio por estes pacientes apresentarem comprometimento da qualidade de vida, dificuldades alimentares, complicações nutricionais, dificuldades sociais e emocionais. Propostas de reabilitações de maxilas mutiladas e/ou atróficas com próteses totais fixas implantossuportadas, utilizando implantes zigomáticos, foram relatadas.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação dos pacientes reabilitados com implantes zigomáticos e convencionais, em função de carga imediata com prótese do tipo protocolo através de um estudo retrospectivo, por meio de questionário respondido pelos pacientes. Material e

método:

Foram incluídos dezenove pacientes, tratados na clínica do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO) em Curitiba, PR (Brasil), entre dezembro de 2005 e junho de 2010. Os pacientes foram reabilitados com 41 implantes zigomáticos e 73 implantes convencionais, todos do tipo cone Morse. As próteses, tipo híbridas, foram instaladas em carga imediata.

Resultado:

O índice de satisfação encontrado foi de 100%.

Conclusão:

Pode-se concluir que esta técnica de reabilitação restabelece fatores primordiais ao ser humano como mastigação, fonética e estética. Os pacientes relataram satisfação com o resultado do tratamento, conseguindo desenvolver atividades sociais dentro da normalidade, elevando sua autoestima.
: BR39.2