Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Inflammatory fibrous hyperplasia: a rare case in a child / Hiperplasia fibrosa inflamatória: um caso raro em Odontopediatria

FIGUEIREDO, Carla Vânia de Oliveira; Programa de Pós-Graduação em OdontopediatriaCALVO, Ana Flávia Bissoto; MELO, Auremir Rocha; Programa de Pós-Graduação em OdontopediatriaIMPARATO, José Carlos Pettorossi.
RGO (Porto Alegre) ; 67: e2019005, 2019. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1002973
RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar um caso de hiperplasia fibrosa inflamatória provocada por irritação crônica decorrente do mau posicionamento dental após trauma. Uma adolescente, 11 anos, foi encaminhada ao Centro de Especialidades Odontológicas, com queixa de que o incisivo central superior não havia erupcionado e em seu lugar havia surgido uma lesão de tecido mole, acarretando mudanças no comportamento da mesma que se tornou mais tímida. Após anamnese e exame clínico, constatou-se a presença do dente 11 em posição bastante vestibularizada, coberto por lesão hiperplásica. Foi realizado o tratamento cirúrgico e o resultado do exame histopatológico revelou que se tratava de hiperplasia fibrosa inflamatória. Durante as consultas para acompanhamento, foi possível observar a melhora no posicionamento do dente em questão e a satisfação da adolescente. Diante da baixa prevalência de hiperplasia fibrosa inflamatória na população infantil, vale ressaltar que o posicionamento do dente, fora do seu alinhamento correto no arco, pode provocar traumas repetidos em mucosa e, com isso, tornar-se fator etiológico para hiperplasia fibrosa inflamatória, acometendo, inclusive, crianças e adolescentes. Assim, o cirurgião dentista deve estar atento para estabelecer um diagnóstico e tratamento clínico oportunos, além do acompanhamento destes casos.
Biblioteca responsável: BR1.1