Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da formação de smear layer no preparo químico mecânico realizado com solução ou gel de hipoclorito de sódio a 2, 5% / Evaluation of smear layer formation in mechanical chemical preparation performed with 2. 5% sodium hypochloride solution or gel

Luz, Luciana Batista; Santana, Ruth Marlene Campomanes; Prates, Amanda; Froehlich, Julia; Melo, Tiago André Fontoura de; Montagner, Francisco; Luisi, Simone Bonato.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 7(2): 159-165, abr.-jun. 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1005729
Introdução: a formação de smear layer durante o preparo dos canais radiculares com o uso de hipoclorito de sódio solução já foi amplamente estudada; entretanto, na apresentação em gel não existem relatos na literatura. Objetivo: avaliar, em MEV, a formação de smear layer durante o preparo endodôntico, utilizando o NaOCl nas formas líquida e gel, associado ou não ao EDTA. Métodos: sessenta raízes palatinas de molares superiores ou distais de inferiores, com comprimento radicular padronizado em 15 mm, foram utilizadas. As amostras foram divididas em quatro grupos controle com n = 5 cada (soro fisiológico ou base gel, associados ou não ao EDTA) e quatro grupos testes com n = 10 cada, de acordo com a substância irrigadora empregada durante o preparo (solução ou gel de NaOCl a 2,5%, associados ou não ao EDTA). Os canais foram modelados e posteriormente clivados para análise em MEV (ampliação de 2000x). Imagens de eletromicrografias foram obtidas nos terços cervical, médio e apical. A presença e as características da smear layer formadas foram categorizadas. As imagens foram analisadas por dois avaliadores, previamente, calibrados. Após a análise de concordância (Kappa = 0,806) dos escores, os dados foram tratados com o uso do teste Kruskall-Wallis, complementado pelo teste de Comparações Múltiplas SNK. O nível de significância foi de 5%. Resultados: a utilização do soro fisiológico e do NaOCl líquido, associados à irrigação final com EDTA, apresentou os melhores resultados de limpeza. Com o uso do NaOCl gel e da base gel, sem associação ao EDTA, houve uma maior quantidade de resíduos sobre as paredes dentinárias. Além disso, independentemente da substância irrigadora testada, pode-se observar que houve uma melhor capacidade de remoção da smear layer no terço cervical em relação ao apical. Conclusões: observou-se formação de smear layer após o preparo do canal radicular associado ao NaOCl líquido ou gel. A aplicação de EDTA promoveu a remoção da smear layer produzida durante o preparo do canal.
Biblioteca responsável: BR1780.2