Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reabilitação funcional e estética de dente anterior fraturado em paciente hebiátrico: relato de caso / Functional and aesthetic rehabilitation of fractured anterior teeth in a hebiatric patient: case report / Rehabilitación funcional y estética de diente anterior fracturado en paciente hebiátrico: relato de caso

Albuquerque, Carlos Rodrigo Jordão de; Silva, Diego Filipe Bezerra; Silveira, Olímpia Crispim da; Medeiros, Carmen Lúcia Soares Gomes de; Catão, Maria Helena Chaves de Vasconcelos.
Arch. health invest ; 8(2): 94-101, fev. 2019. ilus
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1006760

Introdução:

Após fratura decorrente de trauma e consequente tratamento endodôntico, os dentes têm sua resistência mecânica reduzida, sendo necessária, em alguns casos, a utilização de um retentor intrarradicular.

Objetivo:

Descrever um caso clínico de reabilitação de um dente anterior que apresentava fratura decorrente de trauma, de um paciente adolescente. Relato do caso Paciente do sexo masculino, 15 anos de idade, apresentou-se com a queixa da aparência estética do dente 32. Na anamnese o paciente relatou que há cerca de 1 ano havia fraturado o referido dente enquanto brincava, e que sentiu dor apenas nas primeiras horas após o acidente, não se queixando mais de qualquer sintomatologia dolorosa desde então. Ao exame radiográfico, observou-se fratura do dente 32, além da presença de imagem radiolúcida na região periapical do mesmo dente. Assim, baseado na avaliação radiográfica e após criteriosos exames com recursos semiotécnicos empregados na Endodontia, confirmou-se o diagnóstico de necrose pulpar no referido dente. Foi instituído o tratamento endodôntico previamente ao tratamento restaurador. A reabilitação consistiu inicialmente pelo tratamento endodôntico. Na sequência optou-se pela instalação de um pino de fibra de vidro (PFV). Por fim, a reconstrução coronária foi realizada de forma direta, em resina composta e com o auxílio de uma coroa de cloreto de polivinila (PVC).

Conclusão:

Através do resultado final obtido, concluiu-se que esta é uma alternativa rápida e viável para casos como o apresentado, proporcionando não somente o restabelecimento funcional e estético do dente, mas também satisfação e elevação da autoestima de pacientes hebiátricos(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1