Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cirurgia parendodôntica como opção para casos especiais: relato de caso / Parendodonic surgery as an option for special cases: case story / Cirugía parendodóntica como opción para casos especiales: relato de caso

Moreti, Lucieni Cristina Trovati; Nunes, Leonardo Rós; Ogata, Mitsuru; Fernandes, Karina Gonzalez Câmara; Boer, Nilton César Pezati; Cruz, Marlene Cabral Coimbra; Simonato, Luciana Estevam.
Arch. health invest ; 8(3): 134-138, mar. 2019. ilus
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1006790
A terapia endodôntica consiste em abertura coronária, modelagem, limpeza, desinfecção, e selamento tridimensional do sistema de canais radiculares. Dentre as etapas constituintes do tratamento, a análise da anatomia interna dos dentes a serem tratados, deve ser cuidadosamente observada e seguir os princípios científicos e biológicos para que sejam minimizadas as possibilidades de falhas e acidentes. Os erros podem ocorrer tanto pela falta de habilidade do profissional, anatomia do elemento a ser tratado ou característica dos instrumentos. Em casos onde há dentes com lesão periapical, por conta de canais calcificados ou obstruídos por instrumentos fraturados, falha do tratamento convencional e impossibilidade de retratamento, é indicada a cirurgia paraendodôntica como opção de tratamento. O objetivo do presente estudo é descrever um relato de caso clínico sobre cirurgia paraendodôntica como tratamento para lesão periapical e manobra cirúrgica para remoção de um instrumento fraturado no terço apical do dente 22.

Conclusão:

quando o tratamento por via convencional é impossível de ser realizado, a cirurgia paraendodôntica é uma ótima opção de tratamento para dentes com lesões periapicais e para remoção de instrumentos fraturados, sendo uma forma de preservar o órgão dental e evitar extrações preciptadas. No presente estudo foi possível notar radiograficamente a regressão da lesão periapical e clinicamente a ausência de sintomatologia(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1