Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da remoção do hidróxido de cálcio de canais radiculares bovinos com diferentes técnicas através da microscopia eletrônica de varredura / Analysis of the calcium hydroxide removal of bovine root canals with different techniques by scanning electron microscopy

Bastos, Mateus Alves; Baldasso, Flávia Emi Razera.
J. Oral Investig ; 8(2): 19-29, jul.-dez. 2019. graf, ilus
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1007244

Objetivo:

Avaliar a eficácia da remoção de Ca (OH)2 do canal radicular, comparando o uso de limas manuais, Easy Clean e irrigação ultrassônica passiva (IUP).

Método:

Trinta dentes incisivos bovinos foram utilizados neste estudo. Os canais radiculares foram preparados e as amostras foram divididas aleatoriamente em 3 grupos de acordo com a técnica utilizada para a remoção do Ca(OH)2 (n = 10) G1 limas manuais; G2 lima Easy Clean; G3 IUP. Após quinze dias, os espécimes foram seccionados e processados para observação dos terços médio e apical utilizando microscopia eletrônica de varredura (MEV). Um avaliador cego e calibrado atribuiu escores a cada espécime. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de Kruskal-Wallys, seguido do teste de Dunn.

Resultados:

Não houve diferença significativa na remoção do Ca(OH)2 entre a lima manual e a Easy Clean e entre Easy Clean e IUP. A técnica de IUP removeu significativamente mais Ca(OH)2 quando comparado com o grupo lima manual. Nenhuma das técnicas testadas removeu completamente o Ca(OH)2 das paredes do canal radicular.

Conclusão:

Independentemente da técnica utilizada, nenhum dos protocolos testados removeu completamente o Ca(OH)2 do canal radicular. Entretanto, a irrigação ultrassônica passiva foi mais eficaz do que o grupo das limas manuais(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1