Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência de tensoativo na liberação de própolis de cimentos ionoméricos modificados em diferentes períodos de tempo / Influence of surfactant on the release of propolis from ionomeric cements modified in different time periods

Medeiros, Samara Tonholo; Souza, Stéfane Edne; Barros, Vinícicus de Magalhães; Vaz, Ricardo Rodrigues; Santos, Vagner Rodrigues; Vasconcellos, Walison Arthuso.
J. Oral Investig ; 8(2): 30-38, jul.-dez. 2019. graf
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1007251

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro a influência de um tensoativo na liberação de própolis de um cimento ionomérico modificado, em diferentes períodos de tempo.

Métodos:

Vinte corpos de prova foram confeccionados com de ionômero de vidro modificado por própolis. Para a obtenção do modificado, foi incorporado 20% de própolis verde (Propolis Pharmanéctar- Belo Horizonte - MG) ao do ionômero de vidro, sendo em seguida homogeinizado. Corpos de prova foram confeccionadoss, sendo que no grupo A foi utilizado o modificado e o líquido do ionômero e no grupo B além do modificado e o líquido foi adicionado um tensoativo (álcool 50%). Como controle negativo foram confeccionados corpos de prova sem a presença da própolis, e como controle positivo foi empragada a própolis pura. A liberação foi mensurada nos tempos de 1h, 2h,4h, 24h, 7 dias, 15 dias e 30 dias através de um espectrofotômetro. As mensurações foram realizadas no comprimento de 300nm, e os resultados submetidos à análise de variância e teste de Tukey (p=0,05).

Resultados:

Os resultados apontaram que a liberação foi significativamente maior nos tempos de 24 horas (média de 166,6µg para o grupo A e 118,9µg para grupo B) e 7 dias (Grupo A 134,4µg; Grupo B 168µg), quando comparado aos demais períodos estudados.

Conclusão:

A liberação de própolis variou de forma significativa em função do tempo de liberação, sendo os picos de liberação da própolis nos períodos de 24 horas e 7 dias. O emprego de uma solução tensoativa alterou o padrão de liberação, sem alterar quantidade final de própolis liberada(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1