Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Modificação e avaliação de gel de ácido fosfórico 35% com agente aromatizante / Modification and evaluation of 35% phosphoric acid gel with flavoring agent

Gonçalves, Ana Paula Rodrigues; Almeida, Luiza Helena Silva de; Rodolfo, Bruna; Plá, Ana Laura de Oliveira; Pappen, Fernanda G; Moraes, Rafael Ratto de.
J. Oral Investig ; 8(2): 49-58, jul.-dez. 2019. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1007257

Objetivos:

O condicionamento da superfície dos tecidos dentários duros com ácido fosfórico 35% é normalmente utilizado para fornecer retenção micromecânica para adesivos odontológicos. Quando lavado da superfície, o ácido pode gerar gosto amargo e desagradável ao paladar do paciente. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da adição de um agente aromatizante à composição do gel de ácido fosfórico 35% e investigar se existe alteração de características fundamentais deste material, como sua capacidade de desmineralizar a superfície dentária.

Métodos:

Além de um grupo controle (sem flavorizante), foram testados grupos de ácido fosfórico 35% com a adição de 0,5% ou 3% do aromatizante (Aroma Abacaxi ; Bio Green Ingredients). Foram realizadas análises de viscosidade, estabilidade do pH e de desmineralização da superfície de esmalte condicionada por microscopia eletrônica de varredura, além de teste de resistência de união ao esmalte por microcisalhamento.

Resultados:

Apesar dos grupos apresentarem pequenas diferenças entre si, nenhuma das alterações se mostrou significativa, exceto o aumento da viscosidade do gel contendo 3% do aromatizante.

Conclusões:

A adição de agente aromatizante ao gel condicionador de ácido fosfórico 35% parece ser alternativa viável para reduzir os problemas relacionados ao contato com o sabor desagradável do material, uma vez que não promoveu alteração negativa significativa nas características e comportamento do ácido(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1