Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Collagen vs expanded polytetrafluorethylene membranes during guided-bone regeneration simultaneous with implant placement: a systematic review / Membranas de colágeno vs politetrafluoretileno expandido para regeneração óssea guiada simultânea à colocação de implante: uma revisão sistemática

Barbosa Junior, Sales Antônio; Maroli, Angélica; Pereira, Gabriel Kalil Rocha; Bacchi, Atais.
J. Oral Investig ; 8(2): 59-72, jul.-dez. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1007330

Objetivo:

Esta revisão sistemática avaliou a influência do tipo de membrana (colágeno reabsorvível ou politetrafluoretileno expandido não reabsorvível; e-PTFE) na regeneração óssea guia associada à colocação do implante.

Métodos:

Qualquer tipo de estudo clínico ou revisão de literatura foi pesquisada nas bases de dados MEDLINE / PubMed e Cochrane. Dois revisores independentes examinaram títulos / resumos de artigos e o texto completo de estudos potencialmente elegíveis. Quando os dados estavam disponíveis, a meta-análise pareada foi realizada usando modelo estatístico aleatório.

Resultados:

Nove estudos preencheram os critérios de inclusão, considerando 685 implantes em 360 pacientes. A regeneração óssea vertical não diferiu com o uso das duas membranas em 8 dos 9 estudos incluídos. Meta-análise não mostrou maior ganho ósseo vertical ou perda óssea vertical após a regeneração com qualquer uma das membranas. Os resultados mostraram uma tendência de maior ganho ósseo na regeneração óssea guiada horizontal com membranas de e-PTFE não reabsorvíveis (relatadas por 2 de 3 estudos). Todos os estudos mostraram claramente que ambas as membranas foram eficazes no aumento do volume ósseo. Não houve uma tendência clara de qualquer uma das duas membranas em causar mais complicações.

Conclusão:

o colágeno reabsorvível e as membranas não-reabsorvíveis de PTFE-e são igualmente eficazes na regeneração óssea guiada vertical; no entanto, a regeneração óssea guiada horizontal parece se beneficiar com o uso das membranas não reabsorvíveis. Ambas as membranas mostraram-se eficazes na regeneração óssea guiada e similares em relação às complicações(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1