Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Detectability of middle mesial canal in mandibular molar after troughing using ultrasonics and magnification: an ex vivo study

Prade, Ana Carla; Mostardeiro, Renata Da Trindade; Tibúrcio-Machado, Camilla dos Santos; Morgental, Renata Dornelles; Bier, Carlos Alexandre Souza.
Braz. dent. j ; 30(3): 227-231, May-June 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1011542
Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar a frequência de identificação do canal médio-mesial (MM) antes e após a execução da técnica de troughing sob ampliação microscópica em primeiros e segundos molares inferiores permanentes extraídos. A amostra foi composta por 105 molares inferiores. Após abertura coronária e limpeza do assoalho pulpar, os canais radiculares foram detectados em três etapas diferentes. A localização inicial foi realizada sob visão direta, sem ampliação microscópica. Na segunda visualização, foi empregado um microscópio óptico com um aumento de ´12. Se o canal MM não foi observado, uma técnica padronizada de troughing foi realizada com o uso de pontas ultrassônicas entre os canais mésio-vestibular e mésio-lingual sob ampliação microscópica. Diferenças estatísticas na frequência dos canais MM antes e após o troughing foram determinadas usando o teste de McNemar, com um nível de significância de 5%. Não houve um aumento estatisticamente significativo na identificação do canal MM quando comparadas as visualizações antes (9,52%) e depois (12,38%) da técnica do troughing utilizando o microscópio óptico. Porém, a visualização com microscópio e a execução do troughing aumentaram significativamente a localização do canal MM (12,38%) quando comparada à visão prévia sem aumento (3,81%) (p<0,01). A técnica do troughing com o auxílio do microscópio óptico aumentou significativamente a identificação do canal MM quando comparada à visualização sem magnificação. Troughing é um técnica segura, minimamente invasiva e traz benefícios ao tratamento de molares inferiores.
Biblioteca responsável: BR1.1