Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mechanical and histological evaluation of a titanium device for orthodontic anchorage, placed with or without cyanoacrylate adhesive

Mamede, Anderson Antonio; Martinez, Elizabeth Ferreira; Basting, Roberta Tarkany.
Dental press j. orthod. (Impr.) ; 24(3): 71-78, May-June 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1011972
RESUMO

Objetivos:

este estudo teve como objetivo realizar uma avaliação histológica de um mini-implante para ancoragem em Ortodontia. Avaliou-se, também, a carga de cisalhamento e o padrão de fratura imediatamente e após 30 e 60 dias da sua inserção, com ou sem o uso do adesivo N-butil-2-cianoacrilato.

Métodos:

noventa e seis mini-implantes (Arrow, Peclab, Brasil) foram instalados na tíbia de nove coelhos machos, com ou sem adesivo (Vetbond™, 3M, EUA). A avaliação histológica foi realizada com uso de microscópico de luz óptica. Realizou-se o teste de resistência ao cisalhamento, seguido pela análise da fratura, por meio de inspeção visual.

Resultados:

um contato íntimo entre o novo osso formado e o dispositivo foi evidenciado no grupo sem adesivo, enquanto espaços foram encontrados no grupo com adesivo. O teste de Tukey mostrou valores semelhantes em ambos os grupos no tempo imediato (20,70 N sem adesivo e 24,69 N com adesivo), e valores maiores para o grupo sem adesivo após 30 e 60 dias (43,98 N e 78,55 N, respectivamente). Os valores para o grupo com adesivo foram semelhantes para os tempos imediato (24,69 N), 30 dias (18,23 N) e 60 dias (31,98 N). As fraturas foram adesivas para ambos os grupos, no tempo imediato. As fraturas foram coesivas no osso para os grupos sem adesivo, após 30 e 60 dias.

Conclusões:

os mini-implantes mostraram um contato íntimo com o osso e requereram alta carga de cisalhamento para sua remoção após 30 e 60 dias nos grupos sem adesivo. Estudos adicionais são necessários para avaliar um método para remoção do dispositivo ortodôntico sem fratura coesiva no osso.
Biblioteca responsável: BR1.1