Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da solubilidade e sorção em água de alguns materiais restauradores diretos / Evaluation of solubility and sorption in water of some direct restorative materials

MATICK, Anna Carolina Cenci; NAVARRO, Camila Hirata; HIGASHI, Dayla Thyeme; PASCOTTO, Renata Corrêa; FUJIMAKI, Mitsue; TERADA, Raquel Sano Suga.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 48: e20180128, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1014403
Resumo Introdução A solubilidade e sorção dos materiais restauradores são considerados fatores críticos, pois podem interferir na qualidade e durabilidade das restaurações. Objetivo Avaliar a solubilidade e sorção de água de alguns materiais restauradores. Material e método Foram confeccionados quatorze espécimes de cada um dos seguintes materiais Equia® Forte, Z100, Fuji IX/ e Vidrion R, os quais foram levados a uma dessecadora e pesados diariamente até estabilização. Em seguida, foram inseridos em recipientes individuais contendo 40 mL de água destilada cada e divididos em dois grupos de acordo com o tempo de armazenagem 7 ou 30 dias. Ao final de cada período, os espécimes foram retirados da água, pesados, levados à dessecadora e pesados novamente até estabilização. Os resultados foram analisados estatisticamente utilizando os testes ANOVA 2 critérios e Tukey. Resultado Com exceção do Equia® Forte e Z100, os demais materiais, apresentaram uma variação significativa da solubilidade ao longo do tempo. Quanto à sorção, observa-se que apenas o material Z100 não apresentou diferença significativa em relação ao tempo de armazenagem, mas, na comparação entre os materiais, todos apresentaram diferenças significativas em ambos os períodos. Conclusão Após os períodos de armazenagem de 7 e 30 dias em água, os materiais restauradores Equia® Forte e Z100 não apresentam variação significativa da solubilidade, sendo mais estáveis que os materiais Fuji IX e Vidrion R. Os materiais à base de ionômero de vidro, Equia® Forte, Fuji IX e Vidrion R, sofrem mais sorção em água quando comparados ao material Z100 em ambos os períodos.
Biblioteca responsável: BR39.2
Localização: BR39.2