Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Compreensão sobre o atendimento humanizado em um ambulatório de odontologia da marinha / Understanding humanized care at a Navy outpatient Dental Clinic

Silva, Klaus Almeida do Rosario; Dias, Aldo Angelim.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 32: 1-10, 28/03/2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1015692

Objetivo:

Compreender as diretrizes de ambiência e acolhimento da Política Nacional de Humanização sob a ótica dos cirurgiões-dentistas e usuários de um atendimento ambulatorial odontológico.

Métodos:

Estudo de abordagem qualitativa, conduzido de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, realizado na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), em Fortaleza, Brasil. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas, com cinco cirurgiões-dentistas e onze usuários do ambulatório de odontologia, por meio da técnica de análise de conteúdo para tratamento das entrevistas, emergindo, assim, duas categorias temáticas Percepção dos profissionais humanização, ambiência e acolhimento; Percepção dos usuários humanização, ambiência e acolhimento.

Resultados:

Os cirurgiões-dentistas reconheceram a importância da associação da ambiência à tranquilidade e confiança e o acolhimento à escuta cuidadosa dos pacientes. Os usuários consideraram a ambiência satisfatória, articulando acolhimento à confiança. Poucas ressalvas, de ambas as partes, indicaram algum comprometimento das práticas de humanização, mau aproveitamento do espaço da sala de espera e demora no agendamento dos atendimentos.

Conclusão:

consenso entre os entrevistados sobre a satisfação com a ambiência e acolhimento no ambulatório, contudo, com algum comprometimento, devido à priorização de funções específicas do militarismo, tais como serviços de segurança e formaturas militares. (au)
Biblioteca responsável: BR6.1