Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The fluoride concentration of the public water supply in the urban zone and indigenous villages of Baía da Traição, Paraíba, Brazil

Bezerra, Natanael Victor Furtunato; Leite, Karla Lorene de França; Medeiros, Mariana Marinho Davino de; Martins, Mariana Leonel; Padilha, Wilton Wilney Nascimento; Cavalcanti, Yuri Wanderley.
Rev. Cient. CRO-RJ (Online) ; 3(1): 29-35, Jan.-Apr. 2018.
Artigo em Inglês | BBO - odontologia (Brasil), LILACS | ID: biblio-1021154

Introdução:

É sabido que o município de Baía da Traição possuía sistema de fluoretação de águas de abastecimento.

Objetivo:

Avaliar a concentração de fluoreto (F-) na água de abastecimento público do município de Baía da Traição-PB.

Métodos:

Amostras de água de abastecimento público foram coletadas em 13 locais, sendo um na zona urbana (Centro) e 12 distribuídas na zona rural (aldeias indígenas). Para cada local, três pontos de coleta distintos foram selecionados por conveniência entre novembro de 2015 e janeiro de 2016. A análise foi realizada em duplicata, utilizando-se um eletrodo íon-específico para fluoreto acoplado a um potenciômetro, previamente calibrados. As amostras (750 µL) foram adicionadas a 750 µL de solução TISAB II, consideradas a uma curva de calibração com concentrações de 0,2 a 1 mg/L.

Resultados:

Em novembro, dezembro e janeiro, respectivamente, as concentrações de F- no Centro foram 0,32, 0,11 e 0,09 mg/L, e a média das aldeias indígenas, 0,08 (±0,02), 0,08 (±0,03) e 0,07 (±0,02) mg/L. Todas as amostras apresentaram concentrações abaixo do recomendado (<0,60 mg/L) pelo Ministério da Saúde para o benefício anticárie.

Conclusão:

Portanto, as águas de abastecimento público de Baía da Traição apresentaram concentrações de F- insuficientes para prevenir a cárie dentária em nível populacional.
Biblioteca responsável: BR1356.1