Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gestão de custos no serviço público: proposta de metodologia para análise e controle em unidades de alimentação e nutrição / Costs management in public service: methodology proposal for analysis and control in food services

Pereira, Leonara Carla de Araújo; Flor, Taiana Brito Menêzes; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva.
Rev. Ciênc. Plur ; 5(2): 32-48, ago. 2019. ilus, tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil), LILACS | ID: biblio-1021750

Introdução:

A contabilidade de custos é uma etapa importante na gestão pública para otimizar os gastos e diminuir desperdícios, representando um indicador de eficiência econômica. Contudo, é uma atividade complexa, onde a maioria dos custos é de difícil obtenção, especialmente em Unidades de alimentação e nutrição (UANs), devido à variação no número de refeições e matéria prima, e indisponibilidade de custos indiretos individualizados.

Objetivo:

Apresentar uma proposta metodológica para cálculo do custo-refeição em UANs vinculadas a serviços públicos.

Método:

Esta proposta surgiu de um estudo prático realizado no restaurante da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN. Para a composição do custo-refeição foram observados os componentes dos custos diretos e indiretos. Os preços unitários por material/serviço foram obtidos por meio das atas de licitações e contratos.

Resultados:

A análise individual de cada componente permitiu verificar a necessidade de estabelecer diretrizes para os custos, obtendo-se os seguintes direcionamentos gêneros de alimentação ­elaboração das fichas técnicas de preparação de, no mínimo, dois cardápios semanais completos e preços por gênero calculados por média ponderada; material de limpeza, telefonia, gás de cozinha e água mineral -análise do gasto trimestral; energia elétrica ­análise da potência, tempo e horário de funcionamento de cada equipamento e cálculo do gasto de energia conforme tarifas na "ponta" e "fora da ponta"; despesas com manutenção de equipamentos e instalações, material de expediente e descartável ­análise semestral e, todos os cálculos efetuados utilizando a média mensal. Por fim, a partir do custo com gêneros alimentícios foram calculados os pesos de cada refeição e gerada a unidade-refeição, obtendo-se o custo final por meio da soma do custo de cada refeição com o produto de seu peso vezes a unidade-refeição.

Conclusão:

A presente proposta apresenta uma perspectiva prática e fidedigna para o cálculo de custo-refeição (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1