Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Correlação entre os índices antropométricos e pressão arterial de adolescentes e adultos jovens em um município do nordeste brasileiro / Correlation between anthropometric indices and blood pressure in adolescents and young adults in a municipality of northeast Brazil

Cassiano, Maria Helena; Silva, HémyllenTaísa Diniz da; Luz, Anna Beatriz Santana; Bezerra, Mariana Silva; Barbosa, Suamy Sales; Araújo, Daline Fernandes de Souza.
Rev. Ciênc. Plur ; 5(2): 49-67, ago. 2019. ilus, tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil), LILACS | ID: biblio-1021754

Introdução:

A Hipertensão Arterial Sistêmica tem apresentado alta mortalidade em todo o mundo, associada a fatores de risco cardiovascular como o excesso de peso e a obesidade abdominal.

Objetivo:

Avaliar os índices antropométricos e pressão arterial em adolescentes e adultos jovens do município de Santa Cruz-RN.

Método:

Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo transversal, realizado com 86 indivíduos com idade média de 19,0 ± 0,97 anos. Foram avaliados o Índice deMassa Corporal (IMC), Relação Cintura Estatura (RCE), Relação Cintura Quadril (RCQ), Índice de Conicidade (IC) e Pressão Arterial (PA). Os dados foram analisados no programa SPSS versão 23.0, apresentados em percentual, média e desvio padrão. O teste T deStudentfoi aplicado para avaliar a diferença entre as médias, a correlação entre medidas antropométricas e a pressão arterial pela correlação de Pearson.

Resultados:

A prevalência maior foi do sexo feminino, 81,4%. A obesidade esteve mais presente nos meninos adolescentes do que nas meninas, 33,3 e 13,9% respectivamente, bem como nos adultos jovens 28,6% em homens e 11,8% em mulheres. A RCE se mostrou mais elevada nas meninas e mulheres adultas (0,46 ± 0,07, 0,50 ± 0,08). Em contrapartida, a RCQ e IC se mostraram maiores nos meninos(0,79 ± 0,06; 1,12 ± 0,74) e nos homens adultos(0,82 ± 0,09; 1,15 ± 0,12) respectivamente. Em ambos os grupos houve correlação positiva moderada entre o IMC e a RCE com a PA (p<0,05).

Conclusão:

Os índices antropométricosapresentaram correlação positiva com a elevação da pressão arterial, destacando-se o IMC e a RCE nos adolescentes e adultos jovens (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1