Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do risco para desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 em estudantes universitários / Risk assessment for the development of Type 2 Diabetes Mellitus in college students

Câmara, Sonia Aparecida Viana; Barbosa, Taieny Salomão; Olivan, Vânia Cláudia; Fernandes, Ana Lucia Pereira; Câmara, Juliana Viana.
Rev. Ciênc. Plur ; 5(2): 94-110, ago. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1021764

Introdução:

Diabetes Mellitus tipo 2 é uma doença crônica, silenciosa, caracterizada por hiperglicemia causada pela produção insuficiente, ou resistência a ação da insulina. No Brasil, em 2017, diagnosticou 12,5 milhões de pessoas com diabetes mellitus, com uma prevalência de 8 a 9%, ocupando o quinto lugar no mundo. Dianteda transição nutricional, várias pesquisas tem demonstrado prevalência desta patologia em crianças, adolescentes e jovens.

Objetivo:

Identificar o risco de desenvolver Diabetes mellitus tipo 2 nos estudantes do curso de Biomedicina, da Faculdade Unigran Capital, Campo Grande, MS.

Método:

Trata-se de um Estudo Epidemiológico Descritivo Quantitativo Transversal, com uma amostra de 132 estudantes, através da aplicação de um questionário, determinação de glicemia capilar, coleta do peso, altura, cintura abdominal, e aferição da pressão arterial.

Resultados:

Foi identificado fatores de riscos importantes nos estudantes de biomedicina obesidade, sedentarismo, hipertensão, consumo de dieta não saudável e a predisposição genética. Os homens apresentaram mais fatores dos que as mulheres, as faixas etárias mais jovens de 18-20 anos encontravam-se mais sedentários e mais obesos, e, as faixas etárias mais velhas apresentaram hipertensão e consumo de dieta não saudável.

Conclusões:

Há necessidade de promover medidas de prevenção consumo de dieta saudável e prática de atividade física entre os estudantes, para evitar o desenvolvimento desta patologia (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1