Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto da alteração de dimensão vertical na disfunção temporomandibular: revisão integrativa / Impact of vertical dimension change on temporomandibular dyfunction: integrative review

Melo, Laércio Almeida de; Braga, Luciana Castro; Faria, Júlio César Brigolini de; Leite, Fabíola Pessoa Pereira; Oséas, Jéssica Mayara de Figueirêdo; Almeida, Erika Oliveira de.
Rev. Ciênc. Plur ; 5(2): 143-160, ago. 2019. ilus, tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil), LILACS | ID: biblio-1021780

Introdução:

A Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma condição bastante frequente na população mundial e a identificação de fatores causais, junto ao seu tratamento é de suma relevância para a qualidade de vida dos indivíduos.

Objetivo:

Objetivou-se por meio de uma revisão integrativada literatura de todos os tipos de estudos, avaliar se a alteraçãode dimensão vertical impacta no aparecimento das disfunções temporomandibulares.

Método:

As estratégias de busca foram realizadas nas bases de dados "Cochrane Library", "MEDLINE", "Web of Science", "Scopus", "LILACS", "Scielo" e "Google Acadêmico", utilizando os seguintes descritores e/ou palavras "Temporomandibular Joint Disorders"; "Craniomandibular Disorders"; "Occlusion Vertical Dimension"; "Occlusion Vertical Dimensions"; "Vertical Dimension of Occlusion"; "Vertical Dimension".

Resultados:

Um total de 4 artigos foram incluídos nesta revisão.A maioria dos estudos demostram que na presença de uma DVO diminuída, o sistema estomatognático é capaz de adaptar-se, não provocando o aparecimento de DTM.

Conclusões:

Como conclusão, os resultados indicam que não há evidência científica suficiente que permita afirmar que a perda de dimensão vertical predispõe ao aparecimento de sinais e sintomas relacionados à disfunção temporomandibular (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1