Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação clínica e radiográfica de intrusão dentária na dentição decídua: relato de caso / Clinical and radiographic evaluation of dental intrusion in the decidualdentition: case report

Corrêa, Isabelle Saturnino; Silva, Gabriel Gomes da; Souza, Júlio Holanda Alves de; Santos, Luiz Miguel da Rocha; Pinheiro, Juliana Campos; Morais, Everton Freitas de; Leite, Rafaella Bastos.
Rev. Ciênc. Plur ; 5(2): 161-170, ago. 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1021784

Introdução:

A intrusão resulta no deslocamento do dente no sentido axial para o interior do osso alveolar, podendo causar injúrias à estrutura periodontal e ao tecido pulpar através do esmagamento e ruptura das fibras do ligamento periodontal e do aporte vascular.

Objetivo:

abordar a ocorrência de um traumatismo dentário do tipo intrusivo, na dentição decídua, descrevendo aspectos relacionados ao diagnóstico, tratamento e proservação da unidade dentária. Relato de casoPaciente, quatro anos de idade, gênero feminino, apresentou traumatismo dentário condizente com o diagnóstico de luxação intrusiva, foi estabelecido um tratamento conservador, preservando o elemento dentário no arco até que ocorresse a esfoliação do mesmo. No presente caso, obteve-se um bom prognóstico, visto que foi percebida a reerupção do elemento dentário no período de dois meses.

Conclusões:

O conhecimento das técnicas de manipulação dos traumatismos dento-alveolares e dos tecidos moles é imprescindível para a realização de um tratamento adequado dessas condições. Desta maneira, é importante o cirurgião-dentista ter habilidades no manejo da criança para um correto diagnóstico, estabelecendo um adequado tratamento, para melhor prognostico da unidade dentária (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1