Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The applicability of the Nicodemo, Moraes and Médici Filho`s method (1974) for age estimation among children, adolescents and young adults: a systematic review

Nascimento, Lidiane Gonçalves do; Borges, Lucas Pereira; Nóbrega, Johnys Berton Medeiros da; Costa, Raphael Cavalcante; Santiago, Bianca Marques.
Rev. Cient. CRO-RJ (Online) ; 3(2): 8-18, May-Aug. 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1021832

Objetivo:

Avaliou-se a aplicabilidade da Tabela Cronológica de Mineralização dos dentes permanentes em Brasileiros para estimativa da idade com fins forenses, por meio de uma revisão sistemática.

Método:

A pesquisa foi desenvolvida baseada no protocolo do Preferred Report of Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA). As buscas foram realizadas nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Scopus, Cochrane, Lilacs e Sigle, sendo a estratégia baseada no acrônimo PICO/PECO (MAIA; ANTONIO, 2012).

Resultados:

Foram recuperados 10.280 registros nas referidas bases, e após a triagem inicial 20 artigos seguiram para leitura na íntegra. Ao final, permaneceram 5 artigos e mais um foi adicionado por hand searching, perfazendo 6 artigos. Os estudos apresentaram delineamento seccional, sendo cinco realizados no Brasil e dois no exterior. A avaliação da qualidade metodológica, realizada com o auxilio do QUADAS adaptado por Lopes (2012), indicou que os 6 estudos apresentaram mais de 50% das respostas positivas, sendo que um atendeu a todos os requisitos. Para comparar as idades estimada com a cronológica, 4 dos artigos utilizaram análise de correlação e os demais, estatística descritiva. Os resultados demonstraram discrepâncias entre a idade estimada e a cronológica, fazendo com que a maioria dos autores indicasse o uso parcimonioso do método, procurando utilizar fatores de correção para populações específicas ou a sua associação a outros métodos de estimativa de idade.

Conclusão:

A evidência científica acerca da aplicabilidade do método de Nicodemo, Moraes e Médici Filho (1974) na estimativa de idade com fins forenses é moderada, sobretudo considerando a quantidade dos estudos existentes e a heterogeneidade metodológica entre eles.
Biblioteca responsável: BR1356.1