Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Malocclusion traits and sucking habits in preschool children: a cross-sectional study

Massignan, Carla; Santos, Júlia Gonçalves dos; Ximenes, Marcos; Cardoso, Mariane; Bolan, Michele.
Rev. Cient. CRO-RJ (Online) ; 3(3): 70-74, Sept.-Dec. 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1022113

Objetivo:

O objetivo foi estimar a prevalência de maloclusões avaliadas em conjunto e separadamente em mordida aberta anterior, sobressaliência acentuada e mordida cruzada posterior, e a possível associação entre elas e os hábitos de sucção e amamentação.

Métodos:

Estudo transversal foi realizado com 472 pré- escolares de 24 a 60 meses e seus pais (taxa de resposta de 86,6%). Três dentistas treinados (Kappa > 0,70) examinaram as crianças para mordida aberta anterior, sobressaliência acentuada e mordida cruzada posterior e os pais responderam a um questionário indicando a presença de amamentação, uso de mamadeira, uso de chupeta, sucção de dedo e tempo de hábito.

Resultados:

A prevalência de maloclusões foi de 38,8%. A sobressaliência acentuada foi o mais prevalente (30,3%), seguido da mordida cruzada posterior (8,9%) e da mordida aberta anterior (7,4%). A regressão de Poisson não ajustada mostrou que as crianças que não foram amamentadas apresentaram 63,0% maior prevalência de maloclusão quando comparadas com aquelas que foram amamentadas (RP 1,63, IC95% 1,06-2,50). A duração do uso de chupeta em meses foi o único hábito que permaneceu no modelo ajustado associado à mordida aberta anterior (RP 1,10, IC 95% 1,05-1,14, p < 0,000) e sobressaliência acentuada (RP 1,03, IC 95% 1,01- 1,05, p = 0,004). Para mordida cruzada posterior nenhum hábito mostrou associação no modelo ajustado. Todos os modelos foram ajustados por idade e sexo.

Conclusão:

A sobressaliência acentuada é a maloclusão mais prevalente. O tempo do uso de chupeta está associado à presença de maloclusão, mordida aberta anterior e sobressaliência acentuada. Nenhum dos hábitos investigados está associado à mordida cruzada posterior.
Biblioteca responsável: BR1356.1