Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação de estratégias para aprimoramento de graduandos de Odontologia na prescrição medicamentosa / Comparison of different teaching strategies to improve the knowledge of Dental students about prescribing standards

Scarpin, Tamires Baptista; Oliveira, Luciana Butini; Bergamaschi, Cristiane de Cássia; Ramacciato, Juliana Cama; Motta, Rogério Heládio Lopes.
Rev. ABENO ; 19(1): 66-72, 2019. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1022616
O objetivo deste estudo foi avaliar diferentes estratégias para o aprimoramento de graduandos de Odontologia sobre normas de prescrição medicamentosa. Foram avaliados 72 estudantes, os quais foram divididos aleatoriamente em 3 grupos (n=24) Grupo 1 ­ em cada etapa de avaliação foi apresentado um vídeo explicativo sobre normas de prescrição com duração de 15 minutos; Grupo 2 ­ o mesmo vídeo foi disponibilizado em uma plataforma virtual (com acesso ilimitado); Grupo 3 ­ controle os estudantes não tiveram atividades adicionais sobre o tema. Foram realizadas 4 avaliações e os voluntários receberam um caso clínico diferente em cada avaliação, realizando uma prescrição para a situação clínica proposta. Para cada prescrição realizada foi atribuída uma pontuação considerando diferentes itens identificação do profissional e do paciente, concentração, dose e quantidade do medicamento, instruções, dentre outros. Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística, com nível de significância de 5%. Não foram observadas diferenças significativas na avaliação basal entre os grupos (p>0,05). Após o uso das diferentes estratégias foram observados melhores resultados para G1 quando comparados a G2 e G3 (p<0,05). Concluiuse que o uso do vídeo presencial foi o que proporcionou melhores resultados em relação às normas de prescrição de medicamentos (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1