Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Parents and caregivers' knowledge and attitudes toward children's toothbrushing

Carvalho, Naiara Oliveira; Vasconcelos, Hilda Lara Prado; Rocha, Cristiane Tomaz; Neves, Beatriz Goncalves.
Rev. Cient. CRO-RJ (Online) ; 4(2): 19-26, May-Aug. 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1024819

Introdução:

O flúor pode prevenir a cárie dentária, porém, especialmente em crianças menores, é importante equilibrar o efeito anticárie dos dentifrícios fluoretados versus o risco de fluorose dentária.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento e atitudes de pais e cuidadores sobre os hábitos de escovação de seus filhos de 12 a 71 meses de idade, bem como verificar seu conhecimento sobre flúor e quantidade utilizada de creme dental.

Métodos:

Um roteiro de entrevista semi-estruturado foi aplicado a uma amostra de conveniência de pais e cuidadores (n=63) na Clínica de Odontopediatria de uma universidade pública. Solicitou-se que os entrevistados simulassem a quantidade de creme dental utilizada na escovação de seus filhos. Os resultados foram apresentados de forma descritiva com frequências absolutas e relativas.

Resultados:

Quanto à supervisão da escovação, 49,2% realizavam a higienização de seus filhos; 31,7% mencionaram que as próprias crianças escovavam sob supervisão de um adulto, e 19,1% responderam que seus filhos escovavam sozinhos. Quando perguntados como aprenderam a dispensar dentifrício na escova, 54% afirmaram que nunca foram orientados. Em 74,6% dos casos, a quantidade dispensada superou a dose recomendada para pré-escolares. Ademais, 57,1% relataram que o dentifrício fica ao alcance da criança. Dos entrevistados, 66,7% apontaram o papel do flúor na prevenção da cárie e 73% desconheciam sua toxicidade.

Conclusão:

Em geral, os entrevistados praticavam bons hábitos de escovação em seus filhos. Entretanto, a maioria da amostra estudada não utilizou a quantidade apropriada de dentifrício para a idade e desconhecia a toxicidade do flúor, apesar de identificar sua finalidade.
Biblioteca responsável: BR1356.1