Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Coordenadores de saúde bucal: percepção sobre gestão e competências no Sistema Único de Saúde / Oral health coordinators: perception on management and skills in the single health system / Coordinadores de salud bucal: percepción de gestión y competencias del sistema único de salud

Oliveira Bizerril, Davi; Lima Júnior, Francisco Cristóvão Mota; Saraiva, Margarida Maria; Aguiar, Dulce Maria de Lucena.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 32: 1-11, 28/03/2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1048883

Objetivo:

Analisar as percepções de coordenadores de saúde bucal sobre gestão e competências no Sistema Único de Saúde.

Métodos:

Estudo qualitativo realizado em seis Secretarias Executivas Regionais de Fortaleza, Ceará, Brasil. A coleta de dados ocorreu em março de 2019, através de entrevistas semiestruturadas com seis cirurgiões-dentistas que atuam à frente das coordenadorias de saúde bucal dos referidos órgãos. Analisaram-se as entrevistas por meio da análise de conteúdo, emergindo as seguintes categorias competências de um coordenador de saúde bucal; curso de formação/capacitação para o cargo de gestor; contribuição da formação acadêmica ao cargo de gestor; desafios no processo de trabalho; satisfação por estar no cargo de gestor.

Resultados:

As principais atividades desenvolvidas pelos coordenadores de saúde bucal são coordenação de recursos humanos; gerenciamento de material, insumos e equipamentos odontológicos; consolidação de procedimentos; planejamento de metas assistenciais e de promoção e prevenção em saúde bucal; produção e monitoramento de indicadores; e elaboração de relatórios técnicos. Segundo os participantes, o cargo de gestor requer capacitação na área de gestão em saúde pública, envolvimento e comprometimento na execução dos processos, além de ser essencial para a gestão de saúde bucal.

Conclusão:

Os coordenadores de saúde bucal consideram importante a gestão de saúde pública, apesar de obstáculos no cotidiano de trabalho, como quantidade insuficiente de insumos e subfinanciamento do setor, e necessidade de qualificação para assumir o cargo de gestor em saúde bucal para potencializar a atenção primária em saúde, promovendo ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde do usuário. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1