Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Procedimentos destinados ao diagnóstico da condição pulpar: revisão de literatura / Procedures intended for the diagnosis of the pulpar condition: literature review

Galdino, Andrea Brilhante; Melo, Ana Karoline Vieira; Silva, Erika Thaís Cruz da; Santos, Nássara Beatriz Pontes; Vasconcelos, Rodrigo Gadelha; Vasconcelos, Marcelo Gadelha.
Rev. Salusvita (Online) ; 37(4): 985-1007, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1050851

Introdução:

atualmente, tanto no contexto literário quanto na prática, são muitos os procedimentos e testes utilizados para estabelecer o diagnóstico da condição pulpar dos dentes. Esses métodos de diagnóstico são de fundamental importância para o conhecimento da condição pulpar. Para tanto, o paciente deve passar por abordagens como a anamnese, exames físicos e complementares.

Objetivo:

discutir sobre os métodos utilizados para chegar a um correto diagnóstico pulpar, visando, posteriormente, um adequado tratamento.

Métodos:

foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados eletrônicos online, por meio da busca de artigos relacionados ao tema proposto, publicados entre o período de 2002 a 2018. Os descritores utilizados para seleção dos artigos foram Endodontia; Diagnóstico; Teste; Anamnese; Pulpite. Dessa forma, foramselecionados para inclusão no estudo os trabalhos que obedeceram aos critérios de inclusão e exclusão.

Conclusão:

os testes são subdivididos em teste do frio, do calor, da cavidade, da anestesia, dentre outros. Tais testes, juntamente com a análise dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, permitem chegar a uma conclusão do estado em que a polpa se encontra, ou seja, se ela se apresenta patológica ou não, o que nos levará a decidir se devemos submetê-la ou não a determinados tipos de tratamentos.
Biblioteca responsável: BR36.1