Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Obesidade, cirurgia bariátrica e o impacto na saúde bucal: revisão de literatura / Obesity, bariatric surgery and the impact on oral health: a literature review

Mosquim, Victor; Foratori Junior, Gerson Aparecido; Hissano, Wendy Saory; Wang, Linda; Peres, Sílvia Helena de Carvalho Sales.
Rev. Salusvita (Online) ; 38(1): 117-132, 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1051047

Introdução:

o consumo irregular de alimentos calóricos e pouco nutritivos elevou a prevalência da obesidade e a procura pela cirurgia bariátrica. Entretanto, tais condições podem causar consequências negativas na cavidade bucal.

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi revisar a literatura acerca da relação entre obesidade, cirurgia bariátrica e alterações bucais.

Métodos:

foi realizada consulta ao PubMED e ao BVS utilizando os termos "cirurgia bariátrica", "periodontite", "síndrome x metabólica", "obesidade", "força de mordida", "cardiopatias", "qualidade de vida", "desgaste dos dentes" e "eliminação salivar" entre 2000-2017. Documentos do Ministério da Saúde brasileiro e da Organização Mundial da Saúde com dados epidemiológicos foram incluídos.

Resultados:

observou-se que cárie dentária é frequente e o estado crônico de inflamação do obeso contribui para o desenvolvimento da doença periodontal. Além disso, o obeso possui maior risco de desordens cardiovasculares, que pode ser potencializada por bactérias da doença periodontal. Contudo, a cirurgia bariátrica, ao contrário do esperado, pode agravar ainda mais a doença periodontal e, devido a frequentes episódios de vômito, também pode levar ao desgaste dentário.

Conclusão:

a literatura evidencia a importância do cirurgião-dentista no controle de riscos, na prevenção e no tratamento dos pacientes obesos e bariátricos.
Biblioteca responsável: BR36.1