Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reliability of ICDAS to Detect Occlusal Caries among Master's Degree students of Dentistry / Confiabilidade do ICDAS para Detectar Cárie Oclusal Entre Mestrandos de Odontologia

Simões, Tânia Christina; Estevam, Marcelo; Maciel, Sandra Mara; Sá, André Tomazini Gomes de; Freitas, César Antunes de; Poletti, Marcelo Lupion; Rubim, Maynara Gongora; Moura, Sandra Kiss.
J. health sci. (Londrina) ; 21(2): https://seer.pgsskroton.com/index.php/JHealthSci/article/view/6703, 19/06/2019.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1051260
Este trabalho teve o objetivo de investigar a reprodutibilidade do Sistema Internacional de Detecção e Avaliação de Cárie (ICDAS) para o diagnóstico da cárie, por estudantes de curso de Mestrado em Odontologia (n=25). As superfícies oclusais de terceiros molares humanos (n=14) foram avaliadas por vinte e cinco (n=25) estudantes, utilizando o índice ICDAS, e posteriormente foi aplicado questionário sobre dados demográficos e de contexto profissional. As coroas dentárias foram seccionadas no sentido mésio distal para obter fatias de 1 mm de espessura, que foram observadas em estereomicroscópio (40X) para identificar a maior extensão da lesão de cárie. Os dados foram analisados pelos Testes Qui-Quadrado, Exato de Fisher e Coeficiente de Correlação de Spearman, em nível de significância de 5%. Houve influência do grau de instrução dos estudantes no diagnóstico da cárie em relação ao dente avaliado e a maioria que se declarou segura errou o diagnóstico. Houve variabilidade entre o diagnóstico e o tratamento proposto para a cárie, com maior acerto para diagnóstico do dente VII e menor para o X; maior acerto para tratamento dos dentes XIII, XIV e menor para IV, VI. O corte histológico mostrou que os dentes estavam mais comprometidos pela cárie que o ICDAS. Concluiu-se que a reprodutibilidade do ICDAS foi satisfatória quando a superfície oclusal foi avaliada pelos mestrandos. (AU).
Biblioteca responsável: BR1896.9