Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aesthetic-Functional Fixed Appliance as Treatment of Premature Loss of primary Anterior Teeth / Mantenedor de Espaço Fixo Estético-Funcional como Tratamento para Perda Precoce de Dentes Decíduos Anteriores

Silva, Priscila Vieira da; Noberto, Juliana Severino Lupinetti; Papa, Ariane Barbosa Rodrigues Del; Simões, Cíntia Aparecida Damo; Berger, Sandrine Bittencourt; Aranha, Andreza Maria Fábio.
J. health sci. (Londrina) ; 21(5): https://seer.pgsskroton.com/index.php/JHealthSci/article/view/6773, 20/12/2019.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1051563
perda precoce dos dentes decíduos anteriores é frequente na clínica odontopediátrica e está associada a processos de cáries extensas ou traumas dentários. O objetivo do presente estudo foi relatar dois casos clínicos de reabilitação estético-funcional após perda precoce de dentes decíduos anteriores, com auxílio de mantenedores de espaço fixo do tipo tubo-barra. O primeiro caso refere-se a uma criança do sexo feminino, quatro anos de idade, encaminhada para atendimento odontológico. Durante exame clínico, observou-se restaurações nos dentes posteriores e ausência dos dentes anteriores superiores. O plano de tratamento consistiu na instalação de um mantenedor de espaço fixo superior do tipo tubo-barra, levando em consideração a facilidade de instalação e adaptação para crianças com pouca idade. O segundo caso reporta um paciente de sexo masculino, cinco anos de idade, tendo como queixa principal a presença de cáries dentárias. Ao exame clínico, foi notado extensas destruições coronárias nos incisivos centrais superiores, assim como nos dentes posteriores. Para o planejamento do caso, determinou-se a necessidade de restaurações dos dentes posteriores e as exodontia dos remanescentes dentários anteriores. Após adequação do meio bucal foi confeccionado e instalado um mantenedor de espaço estético-funcional do tipo tubo-barra. Em ambos os casos, a reabilitação protética foi fundamental para a manutenção do espaço até a irrupção dos sucessores permanentes, evitando prejuízos futuros, devolvendo a autoestima e a mudança do comportamento de introversão das crianças.(AU)
Biblioteca responsável: BR1896.9