Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tratamento da recessão gengival pelo posicionamento coronal do retalho associado ao enxerto de tecido conjuntivo / Coronally advanced flap in association with connective tissue graft in the treatment of gingival recession

Calazans, Nicolas Nicchio Nicolini; Nicchio, Ingra Gagno; Borges Filho, Fausto Frizzera; Pascoal, Cristiano Hooper; Werneck, Rafael Dario; Leite, Carla Letícia Alvarenga.
Full dent. sci ; 11(41): 46-50, 2019. ilus
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1051996
A recessão gengival (RG) é a migração apical da gengiva com exposição da superfície radicular. Sua presença e extensão aumentam com a idade e ocorrem em grande parte da população. A etiologia é multifatorial e alguns fatores predisponentes têm sido propostos, como higienização deficiente, deiscência óssea, biotipo gengival fino, inserção alterada de freio, posicionamento dentário e trauma por escovação. Suas principais consequências são exposição da raiz ao meio oral, com sequelas a nível estético e também funcional. Alguns tipos de procedimentos cirúrgicos podem ser realizados para tratar a RG. O objetivo deste trabalho é relatar a técnica de recobrimento com retalho posicionado coronalmente em associação com enxerto de tecido conjuntivo (ETC). Paciente AM, 32 anos, sem alterações sistêmicas e sem perda óssea interproximal, apresentava recessão gengival em uma área com histórico de cisto periodontal lateral. A recessão foi classificada como 1- de acordo com a nova classificação das doenças periodontais. Foi realizado o recobrimento das recessões gengivais dos dentes 11 e 12 pela técnica do retalho posicionado coronalmente em associação com ETC. A adição do ETC é relatada na literatura como um importante fator para obter um tecido mais espesso e resultado mais eficaz em médio e longo prazo quando comparado apenas ao posicionamento coronal do retalho. A técnica proposta foi capaz de tratar a alteração estética presente, recobrir a área radicular exposta e transformar o biotipo gengival em espesso para a aumentar a previsibilidade e longevidade do procedimento (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1