Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Integrated treatment between orthodontics and pediatric dentistry using the ulectomy technique: case report

Câmara, João Victor Frazão; Copello, Flávio de Mendonça; Tavares, Bárbara Pilla; Neves, Aline Borburema; Ruellas, Antônio Carlos de Oliveira; Pintor, Andréa Vaz Braga.
Rev. Cient. CRO-RJ (Online) ; 4(3): 68-72, 2019.
Artigo em Inglês | BBO - odontologia (Brasil), LILACS | ID: biblio-1052466

Introdução:

Eventualmente na clínica odontológica, pode ser observada aimpacção de dentes, que pode acarretar transtornos para o desenvolvimento daoclusão.

Objetivo:

Objetivou-se relatar um caso clínico no qual a técnica cirúrgicade ulectomia foi utilizada, associada ao tratamento ortodôntico para auxiliar aerupção dentária de um incisivo central superior. Relato de Caso Paciente dosexo masculino, 13 anos de idade, Classe I de Angle na fase de dentição mista, comdente 21 incluso e espaço reduzido para sua erupção em função da migração dosdentes adjacentes. Foi montado aparelho fixo com bráquetes prescrição Edgewise,utilizando arco 0,20" aço inoxidável com ômega justo e mola ativa entre osdentes 11 e 22 para recuperação do espaço do 21, mas não observou-se a erupçãopassiva. Constatou-se presença de tecido gengival fibroso que, ao toque,evidenciava a borda incisal do referido dente. O paciente foi encaminhado paraclínica de Odontopediatria para a realização da ulectomia. O procedimentocirúrgico minimamente invasivo, consistiu na exérese do tecido gengival querevestia a coroa do dente 21 não irrompido, permitindo sua erupção no arcodentário. Após a cirurgia, o dente irrompeu e o tratamento ortodôntico corretivoprosseguiu.

Conclusão:

A técnica da ulectomia associada ao tratamentoortodôntico permitiu restabelecer condições para desenvolvimento da dentiçãocom características estético-funcionais satisfatórias.
Biblioteca responsável: BR1356.1